Quais queijos são lowcarb? Conheça as melhores opções para uma dieta perfeita

Aprenda como escolher os melhores queijos para sua dieta com as dicas de hoje

Embora os queijos sejam fontes de proteínas e gorduras, existem algumas opções que possuem muitos carboidratos em sua composição. Desse modo, os queijos lowcarb são os mais indicados para quem vai iniciar ou está em uma dieta com baixo carboidrato.

Por esse motivo, neste artigo, o SaúdeLab preparou uma lista completa dos queijos lowcarb para você incluir nesse estilo de alimentação. Então, acompanhe-nos nessa leitura até o final para conferir!

O que é a dieta lowcarb?

A dieta lowcarb é um tipo de alimentação em que se reduz o consumo de alimentos ricos em carboidratos, com o objetivo de alcançar um determinado benefício à saúde, como a perda de peso e/ou o manejo da diabetes.

Com isso, nesse tipo de dieta, alguns alimentos são evitados ou consumidos em uma quantidade mínima, como macarrão, pão, tapioca e arroz. Bem como, os alimentos industrializados e ricos em gorduras ruins, como biscoitos, embutidos, sorvetes e doces.

Por outro lado, há o maior consumo de alimentos fontes de proteínas, como peixe, frango, carnes magras, ovos e queijos; e de alimentos fontes de gorduras boas, como abacate, castanha de caju, amendoim, nozes, azeite de oliva e avelã.

Além disso, na dieta lowcarb, prioriza-se também a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, como os vegetais e as frutas.

dieta lowcarb
O que é a dieta lowcarb? Foto: Freepik.

Quais são os benefícios da dieta lowcarb?

A dieta lowcarb possui diversos benefícios à saúde, tais como:

  • Ajuda na perda de peso, pois força o organismo a utilizar as gorduras corporais como fonte de energia;
  • Contribui no manejo e na prevenção da diabetes;
  • Aumenta a saciedade, pois o consumo alimentar é baseado em proteínas, gorduras boas e fibras;
  • Normaliza os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea;
  • Previne a retenção de líquidos;
  • Combate a prisão de ventre.

Quanto de carboidrato pode comer em uma dieta lowcarb?

Enquanto em uma dieta convencional, geralmente, a ingestão é de 200 a 250 gramas de carboidratos por dia, na dieta lowcarb esse consumo é reduzido para 130 gramas por dia.

Por isso que existem as recomendações dos alimentos mais apropriados para uma lowcarb, visto que, se a pessoa comer alimentos ricos em carboidratos, pode atingir esse limite com muita facilidade, sendo mais difícil de manter a dieta ao longo do dia.

Além do mais, ao optar por alimentos com baixo carboidrato, é possível fazer uma boa distribuição deles durante o dia. Assim, os carboidratos estarão presentes em todas as refeições, diminuindo os riscos de que a pessoa desista da dieta.

Pode comer queijos na dieta lowcarb?

De modo geral, grande parte dos queijos são baixos em carboidratos e, por isso, podemos dizer que eles podem, sim, estar presentes em uma dieta lowcarb.

Todavia, devemos lembrar que alguns deles são ricos em gorduras saturadas, que, em excesso, podem causar doenças cardiovasculares. Logo, é importante ter uma certa atenção ao consumo de queijos na lowcarb para que ele não seja excessivo. 

Benefícios dos queijos

queijos lowcarb
Benefícios dos queijos – Foto: Freepik.

Além das proteínas e do cálcio, os queijos são fontes importantes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Como por exemplo:

Contribui para a perda de peso

Por serem ricos em proteínas, os queijos ajudam a aumentar a saciedade. Com isso, os alimentos ficam por mais tempo no estômago, fazendo com que a pessoa coma menos e com menor frequência ao longo do dia.

Fortalece os dentes e os ossos

Sabemos que o cálcio é um mineral importante para o fortalecimento dos dentes e ossos. Portanto, como ele está presente nos queijos em boas quantidades, esses alimentos ajudam a evitar problemas ósseos, como a osteoporose, e o enfraquecimento dos dentes.

Ajuda a prevenir o câncer de intestino

Por fim, os queijos estimulam a formação de butirato no intestino, o qual é responsável por evitar o desenvolvimento e a multiplicação de células maléficas, que podem gerar um câncer.

Quais queijos são permitidos na lowcarb?

Dentre os principais queijos que podem estar incluídos em uma dieta lowcarb, temos:

  • Azul;
  • Brie;
  • Canastra;
  • Camembert;
  • Coalho;
  • Cheddar;
  • Colonial;
  • Emmental;
  • Edam;
  • Gouda;
  • Gorgonzola;
  • Gruyere;
  • Grana padano;
  • Muçarela;
  • Provolone;
  • Parmesão;
  • Prato;
  • Roquefort; e
  • Queijos sem lactose.

Quais queijos devem ser evitados na lowcarb?

queijos lowcarb branco
Quais queijos devem ser evitados na dieta lowcarb? Foto: Canva.

Os queijos que devem ser evitados ou devem ser consumidos com muita cautela em uma dieta lowcarb são aqueles que possuem quantidades maiores de carboidratos em sua composição, como é o caso do cottage e minas.

Além disso, existem alguns alimentos que são comercializados como queijos, mas, na verdade, eles não são, como a ricota e o requeijão, que são produtos lácteos ricos em carboidratos.

Sendo assim, na dieta lowcarb, eles também devem ser evitados ou consumidos com bastante moderação.

3 pontos para ter atenção com o consumo de queijos na lowcarb

Muitas pessoas ficam animadas quando descobrem que podem comer queijos na dieta lowcarb. Porém, devemos lembrar que, apesar de serem saudáveis, os queijos permitidos em uma lowcarb são gordurosos e, por isso, devem ser consumidos com cautela.

Desse modo, não é nada recomendado e benéfico basear a sua alimentação somente em queijos, pois o consumo excessivo pode provocar prejuízos à saúde, como:

Maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Por causa do alto teor de gorduras saturadas, o consumo inadequado de queijos pode aumentar os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como colesterol alto e infartos.

Problemas digestivos

O consumo excessivo de queijos – ou de qualquer outro derivado lácteo – pode causar problemas digestivos, como gases, prisão de ventre e inchaço abdominal, principalmente para as pessoas que são intolerantes à lactose.

Ganho de peso

Por fim, os queijos são alimentos calóricos e, caso sejam consumidos sem a devida moderação, mesmo que seja na dieta lowcarb, eles podem levar ao ganho de peso. Por isso, é importante fazer a ingestão adequada e evitar os excessos.

De preferência, o ideal é que você procure o auxílio de um nutricionista para que ele faça a prescrição da quantidade adequada de queijos que você deve consumir na lowcarb.

E aí, gostou de conhecer os queijos lowcarb e os seus prós e contras para esse tipo de alimentação? Agora, clique aqui para ficar por dentro de outros assuntos semelhantes a esse!

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES (passo a passo completo)

Cuide bem dos alimentos com o passo a passo desse vídeo e tenha muitos ganhos para sua saúde. Assista até o final e compartilha com seus amigos nossos conteúdos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação