Não desista! Saiba agora o que fazer para melhorar a aptidão física

De antemão, nem sempre estamos dispostos e com a melhor disciplina. Alguns atletas reclamam que em alguns dias falta bastante aptidão. No entanto, o que fazer pra melhorar a aptidão física e ter mais foco no dia a dia? Saiba que existem algumas coisas que você pode mudar na sua rotina e recuperar o ânimo para treinar. Desse modo, o SaúdeLab trouxe dicas que podem ajudar a melhorar e que pode incluir na sua rotina.

Então, vamos lá! Selecionamos dicas poderosas para mudar sua vida a partir de agora.

Dicas para alcançar uma boa aptidão física

Antes de tudo, para obter o máximo aproveitamento, é fundamental ter disciplina e perseverança. Abaixo, você pode conferir algumas dicas que, além de melhorar o condicionamento físico.

Exercite-se regularmente para melhorar a aptidão física

A princípio, para adquirir bom preparo físico é preciso se exercitar progressivamente, já que o corpo precisa ser constantemente estimulado para atingir os resultados esperados. Além da constância dos treinos, em cada etapa o exercício deve ser trabalhado de determinada forma, com repetições e intensidades definidas.

Em síntese, a frequência será estabelecida por um profissional de educação física, de acordo com a rotina e objetivo de cada pessoa. Em alguns casos, pode ser recomendada a prática diária. Já em outras situações, basta apenas alguns dias na semana para atingir a finalidade esperada.

mulher cansada após treino
Veja como melhorar a aptidão física. Foto: Canva Pro

Mude seus hábitos no dia a dia

Em suma, o condicionamento físico não é aprimorado apenas com os exercícios. Alguns hábitos podem ajudar a atingir a condição física ideal de acordo com seus objetivos. Logo, isso quer dizer que subir escadas, ao invés de usar o elevador, pode fazer uma grande diferença e aumentar a produtividade nos treinos.

Intercale treinos de força com cardiorrespiratórios

Continuando, a dica agora é te lembrar de diversificar a rotina de exercício. Desse modo, uma coisa é certa: quem realiza o mesmo treinamento com carga e intensidade iguais, obterá sempre o mesmo rendimento. Isso significa que o condicionamento físico permanecerá o mesmo.

Sendo assim, é importante intercalar exercícios de força com cardiorrespiratórios. O primeiro tem a finalidade de fortalecer os músculos, tendões, articulações e ligamentos. Enquanto as atividades cardiorrespiratórias têm o objetivo de queimar calorias, por meio de exercícios de alta intensidade.

A combinação dos dois vai desenvolver, simultaneamente, a força e a agilidade. É exatamente por isso que a melhor opção é combinar os dois tipos de exercício para atingir o condicionamento físico ideal.

Descanse corretamente

Em síntese, o descanso depois de qualquer atividade física é muito importante. Quando o corpo não relaxa, não consegue aumentar o condicionamento físico. Isso acontece porque ele fica estático, criando uma sobrecarga de treinamento overtraining , que prejudica o desempenho.

Alimente-se melhor

Uma alimentação balanceada garante que o corpo será nutrido de forma eficiente, evitando a fadiga e propiciando a correta reposição de energia. Isso otimiza bastante o período de recuperação do organismo entre um exercício e outro.

Por fim, saiba que a alimentação pode atrapalhar ou ajudar a potencializar o treino. Se ela estiver incorreta, pode deixar o organismo fraco e indisposto.

Compartilhe seu amor
Gabrielle Sena
Gabrielle Sena

Olá, me chamo Gabrielle Sena, 23 primaveras e ainda tentando achar um lugar no mundo. Eu amo futebol, mas que eu amo respirar, mas escrevo sobre outras coisinhas também. Que tal dar uma olhadinha nas minhas matérias, aposto que vai gostar. Divirta-se.

Artigos: 49