É necessário desinfetar roupas compradas em brechó? Veja truques que resolvem

A princípio, comprar roupas em brechós é uma ótima forma de reaproveitar peças que normalmente seriam descartadas. Contudo, por serem itens mais antigos e que já foram utilizados, é ideal fazer uma boa limpeza antes de usar. Portanto, venha com o SaúdeLab aprender como desinfetar roupas compradas em brechó e eliminar microrganismos nocivos à saúde.

O ato de fazer a desinfecção das peças é uma opção que está ao alcance de qualquer pessoa, pois existem produtos diversos, inclusive os caseiros, que são fáceis de usar.

Agora, dependendo do brechó, os responsáveis pela organização podem já ter lavado bem as roupas antes de colocar à venda. Porém, para ter uma maior segurança, você de fato pode lavar as roupas, mas com alguns cuidados especiais e depois desinfetar.

Primeiros passos para lavagem

Antes de mais nada, por se tratar de roupas compradas em brechós, é importante entender que elas já possuem um uso prévio e podem estar contaminadas com poeira ou fungos, por exemplo. Logo, é preciso tomar cuidado no manuseio e lavagem, visto que a vida útil das peças se encontra encurtada.

Com isso em mente, assim que você chegar em casa com as compras, não coloque-as em um cesto. É importante não misturar com as demais, e sim lavar de imediato. Sob o mesmo ponto de vista da contaminação, é ideal que você não sacuda as roupas do brechó. Dessa forma, você diminui a propagação de possíveis agentes nocivos presentes nas roupas.

Por fim, para lavar as roupas do brechó, você pode utilizar uma máquina de lavar, porém dependendo do estado das peças, talvez o ideal seja fazer a lavagem a mão mesmo.

desinfetar roupas
Confira se existe alguma necessidade de desinfetar roupas de um brechó. Foto: Canva

Produtos apropriados para desinfetar roupas de brechó

Tão importante quanto os detalhes no manuseio, são os cuidados com os produtos utilizados. E antes de desinfetar roupas de brechó, procure por um sabão diferente do padrão e lave as peças. O ideal para esse tipo de peça é um sabão que preze tanto pela eliminação de microrganismos, quanto pela conservação do tecido. Caso você tenha alguma restrição de produtos químicos, use sabão neutro.

Após a lavagem e com o produto ideal em mãos, prossiga à desinfecção das peças. Uma boa opção é colocar as peças de molho em água morna e vinagre branco (01 colher de sopa para cada litro de água) por 30 minutos, e depois é só enxaguar em água limpa. Esse processo pode ser feito tanto na máquina, ao final do ciclo de lavagem ou mesmo no tanque.

Contudo, antes de mais nada, lembre-se de ler a etiqueta de cada uma, caso ainda estejam presentes. Por mais que essas orientações sejam as ideias para desinfetar roupas, é preciso ficar de olho nas orientações do fabricante para saber se elas toleram esses processos e tratamentos.

É necessário desinfetar roupas compradas em brechó?
Lavar e desinfetar roupas é sempre um bom hábito para se aderir. Foto: Pexels

Secagem e outras dicas

A princípio, o ideal para secar as roupas de brechó após a lavagem, é deixá-las sob o sol. Contudo, se caso a sua moradia não permita que as peças sequem com a luz solar, também é possível utilizar uma secadora de roupas. De qualquer forma, a secagem marca a última etapa do processo de desinfetar roupas de brechó. Outrossim, passe as peças, de preferência de ambos os lados, conforme a indicação de cada tecido.

Cuidados com a máquina de lavar

Caso você opte pelo uso da máquina de lavar, existem alguns cuidados adicionais com seu eletrodoméstico. Primeiramente, para cuidar da máquina em si, lembre-se de não colocar muitas peças de uma vez. Quanto ao processo de lavagem, dê preferência pelo ciclo mais longo e por uma temperatura mais alta. Por fim, depois que você terminar de usar, limpe-a por dentro conforme instruções do fabricante antes de lavar outras roupas.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915