Você prefere treinar à noite? Será que é melhor jantar antes ou depois do treino? Descubra agora

Saber se é melhor jantar antes ou depois do treino é indispensável, principalmente para quem tem tempo de treinar apenas nesse horário. Pensando nisso, o Saúde Lab orienta sobre o que é melhor fazer ao treinar à noite e quais tipos de alimento comer antes e depois do treino. Continue lendo e saiba com mais detalhes!

Descubra se é melhor jantar antes ou depois do treino?

É normal ver algumas pessoas treinar à noite depois das sete horas, isso porque é o melhor horário para elas. Mas, muitas ficam em dúvida se devem jantar antes ou depois do treino, afinal, a janta é uma das refeições principais e que não pode ser ignorada.

Para acabar com essa dúvida, é preciso saber se é melhor jantar antes ou depois do treino. Nesses casos, é preciso fazer a escolha do alimento certo para não prejudicar o rendimento no treino e não causar nenhum tipo de desconforto.

Afinal, sabemos que nosso organismo funciona como um relógio, a partir das 19 horas o metabolismo começa a ficar mais lento para se preparar para dormir. Sendo assim, é preciso saber o que comer antes e depois do treino e se treinar de noite realmente faz bem. 

Benefícios de comer depois de treinar à noite

Tudo vai depender do horário em que o treino ocorre. Caso você seja uma pessoa que treina por volta das 19 horas, comer somente depois é a melhor opção. Isso porque, ainda restará tempo suficiente para que a comida seja digerida antes de dormir.

Outro benefício de comer somente depois do treino é a reposição dos nutrientes nos músculos. Mesmo que o objetivo do treino seja perder peso, repor carboidratos e proteínas é fundamental para não perder massa muscular. 

mulher se alimentando com roupas de ginástica
Treinar à noite. Foto: Canva Pro

Treinar à noite: o que acontece se jantar antes do treino?

Ainda sobre se é melhor jantar antes ou depois do treino, saiba que é melhor jantar depois do treino, isso dependendo do horário, como dito no tópico acima. Porém, agora de forma mais detalhada, entenda o que pode acontecer quando se janta antes do treino.

Para as pessoas que não tem como treinar antes das 20 horas, comer antes pode ser prejudicial. Alimentos muito pesados, como o arroz e o feijão demoram mais para serem digeridos e ao se esforçar esse processo fica ainda mais lento.

Como consequência, é muito comum as pessoas sentirem náusea, ânsia de vômito, dificultado para executar o uma sensação de cheio no estômago. Isso tudo acontece devido a comida não estar sendo digerida da maneira correta, pois o corpo está tendo que se esforçar e outra atividade que também exige muita energia do organismo. 

O que comer antes?

Agora que já se sabe que o melhor a se fazer é jantar depois do treino, saiba quais alimentos podem ser comidos antes. Para os treinos que duram em torno de 45 minutos fazer um lanche cerca de 30 minutos a 1 hora antes é o mais recomendado.

Mas, se o treino for de resistência, o indicado é lançar pelo menos 2 horas antes, logo o alimento a ser ingerido precisa ser mais pesado, como um pão com ovo, por exemplo. De modo geral, antes do treino escolha alimentos que sejam fonte de carboidrato, que pode ser encontrado em torradas, cereais, frutas secas e pães. 

Quais alimentos comer depois do treino?

Em relação ao pós-treino, também é preciso ter cuidado com o tipo de alimento que será escolhido. Sempre dê preferência pelos carboidratos combinados, vitaminas e minerais para ajudar na recuperação da musculatura.

Quando se trata da proteína, opte pelo peixe, frango, ovo, leite, queijo e iogurte. Na parte das proteínas, pães, macarrão, arroz integral e cereais são uma ótima escolha.

Por fim, não esqueça das verduras e legumes, elas ajudam a saciar a fome com mais facilidade impedindo que se coma muita massa. Lembrando que alimentos ricos em carboidrato demoram para serem digeridos. 

Treinar de noite é benéfico?

Agora que você já sabe se é melhor jantar antes ou depois do treino, descubra se treinar de noite possui benefícios. Primeiramente, uma das principais vantagens em se treinar de noite é devido a rotina, muitas pessoas possuem tempo somente no período da noite.

Outra vantagem é que devido ao grande esforço feito durante o treino, seja ele correr, levantamento de peso ou caminhada, faz com que seja mais fácil dormir. Além disso, devido a academia não estar lotada é mais rápido executar o treino, afinal, os equipamentos estão disponíveis e não será preciso esperar alguém desocupar.

Por fim, para quem treina na rua, há um número menor de pessoas e carros transitando pela cidade. Esse aspecto permite praticar atividade física com mais tranquilidade sem correr o risco de ser interrompido.

Dessa maneira, independente de praticar o treino na academia ou, ao ar livre, é preciso ficar atento ao horário do treino para poder decidir se deve comer antes ou depois. Logo, alimentos pesados podem demorar até mais de quatro horas para serem digeridos. 

Compartilhe seu amor
Alisson Pinheiro de Souza
Alisson Pinheiro de Souza

Sou Personal Trainner e bacharel Educação Física (UNOPAR 2019). Especialista em Pós treino de força e funcional e também bacharel em Administração de Empresas (UNIVALE 2010). Graduando em Nutrição (UNIPAC). O foco do meu trabalho é Emagrecimento com Saúde e atuar em Prevenção e Pós Reabilitação de Lesões.

Artigos: 5