Você sabe quais os riscos de treinar em jejum? Vou te contar tudo agora

Saber quais são os riscos de treinar em jejum é muito importante, principalmente para quem tem o hábito de treinar pela manhã ou que não consegue comer nesse período do dia. Assim, o Saúde Lab apresenta se existem riscos ou não em treinar em jejum. Continue lendo e saiba com mais detalhes! 

Descubra quais os riscos de treinar em jejum

Atualmente virou tendência treinar em jejum, isso porque as pessoas acreditam que ajuda a emagrecer com mais facilidade. Para essas pessoas, ao deixar de ingerir açúcares pela manhã ao ir treinar, o organismo vai retirar a energia da gordura do corpo.

Embora esse mecanismo aconteça, infelizmente durante o treino seu organismo não vai usar apenas a gordura como fonte de energia, por isso, é preciso saber quais são os riscos de treinar em jejum.

A verdade é que o corpo além de retirar energia da gordura o que faz emagrecer também começa a gastar energia dos músculos, tendo assim perda de massa muscular. Portanto, treinar em jejum possui muitos riscos, veja a seguir quais são os principais. 

objetos de academia e riscos de treinar em jejum
É preciso saber quais são os riscos de treinar em jejum – Canva

Riscos de treinar em jejum: sabia que pode causar tontura?

A tontura é um dos primeiros sintomas quando se treina em jejum. Apesar da tontura durante a atividade física ser causada por diversos fatores, como desidratação, variação de posicionamento da cabeça, aumento da frequência respiratória e cardíaca, por exemplo, ficar sem se alimentar pode causar tontura durante o treino.

Nesse caso, o que acontece é uma hipoglicemia, ou seja, quando ficamos muito tempo sem se alimentar o organismo fica sem glicose. Sem glicose (açúcar) o corpo não tem de onde tirar energia para executar as atividades, ainda mais fazendo esforço para treinar.

Dessa forma, é indispensável ficar sem se alimentar pela manhã antes de treinar. Para as pessoas que têm dificuldade em se alimentar pela manhã devido não sentem muita fome é recomendado escolher alimentos leves e que sejam de seu agrado. 

Dificuldades para treinar

Ainda sobre os riscos de treinar em jejum, outra consequência é a dificuldade em treinar. Como citado acima, o corpo humano precisa de glicemia para produzir energia para conseguir fazer força. Sem se alimentar as dificuldades para treinar começam a aparecer.

É muito comum a pessoa que treina em jejum ter dificuldades para executar os exercícios, principalmente quando se trata de musculação. Com pouca energia para levantar o peso a pessoa corre o risco de sofrer uma lesão.

A lesão pode acontecer porque o organismo está retirando energia dos músculos o que gera uma fadiga muscular e um estiramento do músculo. Como resultado, a pessoa vai passar mais tempo executando um exercício que de costume seria rápido. 

Pressão arterial alterada

Treinar em jejum pode causar alterações na pressão arterial. A pressão pode acabar ficando alta por causa da falta de certos nutrientes, ou seja, de vitaminas e minerais que ajudam a manter a pressão equilibrada.

Antes de prosseguir, vale ressaltar que a pressão arterial se refere à pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias enquanto o coração está bombeando o sangue. Logo, quando uma pessoa treina em jejum é muito comum a pressão subir para um valor de 140/90mHg.

Isso acontece porque quando a pessoa deixa de se alimentar de manhã não ingere a vitamina D e o mineral potássio. Lembrando que a vitamina D pode ser encontrada em alimentos de origem animal enquanto o potássio pode ser encontrado na banana, batata-doce e abacate, por exemplo. 

Perda de massa muscular

Outro fator de risco que se tem em treinar em jejum é a perda de massa muscular. A primeira refeição do dia é a mais importante, logo é preciso comer alimentos que sejam ricos em carboidratos, proteína, vitaminas e minerais para que o organismo gere energia.

Mesmo que o objetivo do treino em jejum seja queimar a gordura, então para isso as pessoas ficam sem comer o corpo precisa desses nutrientes. Então, o que acontece quando a pessoa não se alimenta pela manhã é que o corpo começa além de queimar a gordura corporal que não possui nutrientes começa a perda de massa muscular.

Buscando por energia, o cérebro manda comando para que seja retirado nutrientes dos músculos. Assim sendo, em vez de criar massa muscular e ficar em forma, há o efeito contrário. 

Queda no desempenho é um dos riscos de treinar em jejum

Por fim, entre os riscos de treinar em jejum está a queda do desempenho durante o treino. Depois de ler os tópicos acima fica evidente o porquê de ter um desempenho ruim na prática da atividade física.

Sem energia para gastar, isto é, sem nutrientes, com uma pressão arterial elevada, perda de massa muscular é normal não ter força para treinar. O que acontece é que a pessoa acaba se cansando com mais rapidez e com o passar do tempo desistindo de treinar, sendo que tudo precisava era se alimentar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação