5 benefícios da musculação aos 50 anos para envelhecer com saúde

A princípio, com o passar do tempo, o envelhecimento gera diversas mudanças no nosso organismo e seu funcionamento. Uma dessas mudanças ocorre aos 50 anos, e é em relação ao nosso porte físico, onde as condições do corpo mudam e geram novas necessidades. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar 5 benefícios da musculação ao 50 anos para envelhecer com saúde e ajudar na manutenção do organismo.

Sem dúvidas, qualquer tipo de exercício físico apresenta suas vantagens, porém muitos deles possuem restrições de idade, por conta do impacto ou desgaste causado na pessoa. Por outro lado, diversas atividades de musculação podem ser praticadas por pessoas com mais de 50 anos, e elas iram acarretar em múltiplos benefícios para saúde.

Os benefícios da musculação para mais velhos

De antemão, a partir dos 50 anos, é possível notar que o envelhecimento natural da pessoa gera a perda de massa muscular. Portanto, realizar exercícios de musculação se torna um hábito muito proveitoso para a manutenção da saúde. Dito isso, confira  a seguir os 5 principais efeitos benefícios da musculação para pessoas de idade mais avançada.

 idosos sabem os benefícios da musculação
Conheça os benefícios da musculação para pessoas de 50 anos. Foto: Pexels

Ganho de massa magra é um dos benefícios de musculação

Conforme fora dito, a partir de certa idade, começamos a perder nossa massa muscular. Para recuperar essa massa, ou reduzir a perda dela, os exercícios de musculação exercem um papel muito importante. Esse papel está relacionado ao ganho de massa magra, que além de favorecer os músculos, participa na manutenção do peso.

Melhoria no metabolismo

Através da musculação, a pessoa mais velha é capaz de aprimorar a oxidação da gordura do corpo, com auxílio do desenvolvimento da massa magra. Logo, o metabolismo e a perda de peso são amplamente beneficiados.

Aumento da resistência óssea

A princípio, conforme vamos ficando mais velhos, nossos ossos vão tendo sua durabilidade comprometida, podendo evoluir para condições como a osteoporose. Porém, os exercícios de musculação ajudam na manutenção da resistência dos ossos, de forma a evitar e até mesmo prevenir a osteoporose.

Maior proteção e segurança

De maneira geral, quando a pessoa está mais velha, o seu corpo geralmente se encontra em um estado mais frágil. Com isso, ela fica mais propensa a fraturas e machucados, em decorrência de acidentes. Felizmente, através do fortalecimento dos músculos e ossos, as atividades de musculação tornam o corpo mais resistente a esse tipo de situação, ajudando a prevenir esses danos.

Qualidade de vida elevada

Por fim, uma consequência da junção de todos os benefícios da musculação, é a elevação da qualidade de vida. Com a musculação, o envelhecimento da pessoa se torna um processo mais saudável, de forma que ela consegue manter uma vida ativa durante toda essa fase da vida.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915