Como fazer para higienizar frutas que se come com a casca? Não perca as dicas

Sem dúvidas, a higiene é uma constante extremamente importante para a manutenção da nossa saúde. Contudo, é necessário ter em mente que a higienização é uma atividade que precisa ser aplicada em diversos aspectos.

Um deles é em relação as frutas que compramos, que assim como outros alimentos, precisam ser devidamente limpas. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como fazer para higienizar frutas que se come com a casca.

A primeira vista, higienizar frutas pode parecer um hábito desnecessário. Porém todo produto que compramos possui uma determinada procedência. Ou seja, durante a sua produção, transporte e armazenamento, o produto é exposto a condições diversas.

Logo, no caso de frutas, especialmente as que nós não descascamos, a higienização é importante para eliminar quaisquer agentes prejudiciais a saúde que possam ter vindo dessa exposição.

Como higienizar frutas com detergente?

A princípio, o detergente é um produto com ação desengordurante, utilizado principalmente na lavagem de louças. Porém, felizmente ele também pode ser utilizado facilmente para higienizar frutas. Para fazer isso, basta apenas seguir alguns cuidados, a fim de evitar que o produto penetre demais nas frutas.

Primeiramente, logo após ter comprado as frutas, já separe elas para a higienização. Com o auxílio de uma esponja ou escova limpas, esfregue bem a superfície da fruta com um pouquinho de detergente.

Feito isso, enxague muito bem as frutas, até que todo o produto tenha sido completamente removido. Contudo, no caso de maçãs, de você não quiser que elas escureçam, faça esse processo instantes antes do consumo.

Utilizando água sanitária corretamente

Assim como o detergente, água sanitária também é um produto de limpeza de superfícies que pode ser usado para higienizar frutas. Contudo, além dele também precisar de cuidados no manejo, é preciso observar qual tipo de água sanitária você possui.

No caso, é necessário usar a água sanitária de uso doméstico, que possui uma concentração menor do produto.

De antemão, para usar a água sanitária na higienização de frutas, é preciso que elas tenham sido lavadas com detergente antes. Ou seja, a água sanitária funciona como um complemento para a limpeza.

No caso, prepare uma mistura de duas colheres do produto para cada litro de água filtrada. Nela serão depositadas as frutas lavadas, as quais ficarão de molho. Passado alguns minutos, remova as frutas e enxague-as bem para remover o produto.

Produtos alternativos para a higienização

A primeira vista, você pode ficar com receio de usar os produtos citados para higienizar frutas. Felizmente, existem duas excelentes alternativas para esse caso.

Estas são bicarbonato de sódio e o vinagre, que são menos agressivos que o detergente e a água sanitária, mas cumprem muito bem com o papel de higienização.

Para usar o vinagre, prepare uma solução de duas partes de água para uma de vinagre. Feito isso, basta apenas deixar as frutas de molho na mistura por cerca de 20 minutos, remover e enxaguar passado o tempo.

Já o bicarbonato precisa ser esfregado com uma esponja ou com as mãos. Para isso, molhe bem as frutas e aplique o produto com cuidado. Por fim, enxague com bastante capricho, até remover todo o produto. Agora está tudo pronto para o consumir sem nenhum risco para sua saúde.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915