Dica infalível de como fazer para higienizar alho-poró corretamente; confira

Tenha cuidado! Aprenda a limpar e lavar o alho-poró antes do consumo para evitar danos à sua saúde intestinal

Você sabia que corre sérios riscos de ter problemas intestinais se comer alimentos mal lavados? A princípio, inúmeros alimentos, especialmente os naturais, precisam ser limpos antes de consumidos. Um deles é o alho-poró, cuja a higienização correta requer cuidados além de lavar em água corrente. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer para higienizar alho-poró corretamente.

De antemão, todo produto que compramos no mercado sofre uma determinada exposição. Durante sua produção, transporte e armazenamento, os alimentos naturais ficam sobre condições que podem deixá-los contaminados com alguma sujeira ou microrganismo. Logo, para garantir que esses alimentos não representem um risco para a saúde, é importante saber como higienizar alho-poró e outros vegetais corretamente.

Primeiros passos para a limpeza

Antes de mais nada, assim como em todo processo de limpeza, para higienizar alho-poró é necessário ter uma organização prévia. No caso, essa atividade felizmente não precisa de tantos instrumentos, facilitando essa etapa. Será preciso ter em mãos apenas uma faca, água corrente e água sanitária.

A primeira vista, pode parecer que o alho-poró só precisa ser enxaguado para ficar limpo. Porém, são necessárias duas etapas para garantir a eficiência do processo, sendo que em uma delas é feita a aplicação de químicos. Com isso, é possível eliminar qualquer microrganismos ou resíduo que possam ser prejudiciais para a saúde.

Iniciando a higienização

Primeiramente, antes de lavar o alho-poró de fato, o ideal é usar uma faca para cortar ele em partes. No caso, é necessário separar as folhas, fazendo um corte na junção delas com o talo. Ademais, corte o talo no mesmo sentido do seu comprimento. Porém, tome cuidado, pois apenas a parte mais dura dele deve ser removida, o restante será aproveitado.

Depois de ter feito os cortes, você pode abrir o alho-poró e enxaguar ele com água corrente. Dessa forma, os resíduos maiores de sujeira e terra já serão removidos. Com isso, as folhas já estarão preparadas para a próxima etapa da higienização, que é um pouco mais pesada.

Água sanitária para higienizar alho-poró

A princípio, pode parecer estranho utilizar água sanitária para higienizar um alimento, já que ela é comumente usada na limpeza de casa. Porém, ela também é uma grande aliada na remoção de microrganismos e detritos no alho-poró e outros vegetais. Por ser um produto químico forte, é preciso diluir uma colher de sopa da água sanitária em um litro de água para deixar ela apta para o uso em alimentos.

Quando o produto estiver diluído, basta deixar o alho-poró de molho por cerca de 15 à 20 minutos. Feito isso, remova ele e certifique-se de enxaguar bem para remover o máximo possível do produto. Por fim, se você pretende utilizar imediatamente, você já pode picar o alho-poró, mas se você pretende guardar, certifique-se de armazenar no congelador dentro de saquinhos, onde ele pode durar até 6 meses.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação