Book Appointment Now
Saiba o que causa zumbido no ouvido: quando ele é preocupante? Confira!
Você já sentiu ou conhece alguém que sofre com zumbido nos ouvidos? Trata-se do ruído percebido no ouvido sem uma fonte de som externa. Pode ser de curta duração ou se arrastar por mais tempo. Milhões de brasileiros sofrem com esse incômodo e ele pode piorar à noite. O SaúdeLab traz as principais informações sobre o assunto e alertas para as possíveis causas desse desconforto.
Pois bem, saber as causas pode te ajudar a evitar e entender o que está acontecendo. Nesse sentido, acompanhe a seguir e conheça as mais comuns que acometem crianças, adultos, enfim, a qualquer pessoa. Por outro lado, nos idosos ele acontece em um percentual maior devido ao envelhecimento e perda da audição.
O que causa zumbido no ouvido?
As causas do zumbido são inúmeras e em algumas situações ocorrem isoladamente. É considerado uma dor ‘fantasma’, ou seja, apenas a pessoa percebe o som ensurdecedor no ouvido. Esse barulho pode ser acompanhado de uma sensação de pressão nos ouvidos e incapacitar a pessoa para suas atividades diárias.
O zumbido não é uma doença, na verdade é um sintoma que precisa ser investigado para encontra a causa. Pode ser uma ou mais causas, desde ansiedade, estresse, alterações na pressão arterial, a lista é bem extensa. Veja agora as mais comuns.
Segundo o Ministério da Saúde, as estatísticas para esse problema são alarmantes. No Brasil, mais de 25 milhões de pessoas sofrem com zumbido no ouvido.
Quando me preocupar?
Caso ele persista por mais de uma semana, você deve se preocupar e procurar atendimento médico.
Trauma acústico é uma das principais causas do zumbido no ouvido
Você usa muito fone de ouvido? Esse é um dos vilões que geram zumbido no ouvido. O trauma acústico (explosão de som ao ouvir música em volume muito alto ou mesmo em um show), são ruídos prejudiciais e causam danos às células sensoriais do ouvido interno.
E essas células sofredoras são então responsáveis por emitir sinais “parasitários” que o cérebro não consegue distinguir daqueles produzidos por sons externos: ele os interpreta como ruídos estranhos. A longo prazo, a exposição repetida a sons excessivamente altos pode contribuir para o envelhecimento prematuro dos órgãos auditivos e levar a surdez em adultos jovens.
Perda normal de audição pelo envelhecimento
Uma perda normal de audição ligada ao envelhecimento da orelha, ou “presbiacusia”, é um fenômeno frequentemente associado à presença de zumbido em pessoas com mais de 50 anos.
Cera no ouvido
A obstrução do conduto auditivo externo, seja por corpo estranho ou por secreção excessiva do ouvido (tampão de cerúmen) podem causar zumbido, muitas vezes acompanhado de diminuição da acuidade auditiva.
Veja também: Existe exercício para melhorar o sono? Veja as possibilidades de combater a insônia
Otite média
À propósito, a Otite média é uma inflamação do ouvido médio, que se desenvolve, portanto, na pequena cavidade entre o tímpano e o ouvido interno: muitas vezes é acompanhada de dor.
Otosclerose é uma das causas do zumbido no ouvido, você sabia?
Continuando, a otosclerose é uma doença hereditária degenerativa do ouvido que prejudica o estribo, um pequeno osso móvel responsável por propagar o som auditivo. Ao fica calcificado, vai causando zumbido e eventualmente surdez. Sua causa está ligada ao metabolismo de flúor e cálcio e pode aparecer mais em mulheres, após a puberdade.
Outras situações
- A doença de Ménière é um distúrbio do centro de equilíbrio (“labirinto”) no ouvido interno: é devido a um aumento de pressão de origem desconhecida no labirinto. Pode causar zumbidos nos ouvidos, diminuição da audição e, acima de tudo, tonturas espetaculares com perda de equilíbrio, náuseas e vômitos.
- Danos ao nervo auditivo, como um tumor benigno no nervo (neuroma acústico) ou no ouvido interno (parte mais profunda do ouvido), também causa zumbido nos ouvidos.
- O zumbido também pode ser devido a doenças gerais , como hipertensão arterial ou a medicamentos tóxicos para o ouvido (ototóxico): antibióticos aminoglicosídeos, anti-inflamatórios do tipo indometacina, diuréticos do tipo furosemida, medicamentos anticancerígenos (bleomicina, vinblastina), antimalárico etc. Muitas outras drogas foram incriminadas sem que se tenha comprovado sua real toxicidade.
- A disfunção da mandíbula (“articulação temporomandibular” ou ATM) como um “distúrbio de oclusão dentária” pode ser incriminado: quando você aperta os dentes, se estes estiverem desalinhados, isso pode ser devido à origem das contraturas dos músculos da mandíbula, dor e às vezes zumbido.
- Bruxismo também pode causar zumbido no ouvido.
Como evitar e tratar o zumbido no ouvido
Atenção! Apenas médicos e especialistas em ouvido (otorrinos, fonoaudiólogos) estão capacitados para avaliar zumbido no ouvido. É importante saber suas condições prévias de saúde e se há alguma doença por trás do sintoma. Não tome nenhuma decisão de tratamento medicamentoso sem antes se consultar.
As pessoas que sentem zumbido no ouvido acompanhado de surdez têm mais sucesso no tratamento de imediato. Nesse caso, o uso do aparelho para corrigir a audição pode cessar os zumbidos. Existem outras formas de tratamentos como por exemplo:
- mudanças de hábitos alimentares, terapia de audição, acupuntura, medicamentos ansiolíticos etc.
Ademais, quando o zumbido é isolado, faz-se necessário realizar exames de audiometria, por exemplo, para entender a gravidade e encontrar possíveis causas.
Observe o que piora, como por exemplo:
- Uso excessivo de bebidas alcóolicas;
- alimentos abusivos de chocolate, açúcares em geral ou café;
- Hábitos de fumar.
Por fim, evite ‘cutucar’ seus ouvidos com objetos pontiagudos ou outro que possa ferir seus tímpanos. E não se esqueça, o fone de ouvido também pode ser seu inimigo, faça a higienização periódica e evite ouvi-lo com sons muito altos. Não deixe de procurar ajuda e se cuidar.
Saiba mais: Conheça os sintomas da labirintite e saiba como tratá-los
ZUMBIDO: QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A Dra. Tanit Sanches CRM: 69992-SP, Otorrinolaringologista é especialista no assunto, esclarece dúvidas e dá dicas importantes sobre zumbido no ouvido. Clica aqui e veja até o final!