Doce de banana pode auxiliar na reposição energética de forma saudável durante o intra-treino

Um lanche rápido com a presença de uma fonte de carboidrato pode ajudar a garantir energia

Atletas e praticantes de atividade física de alta intensidade necessitam de alimentação e suplementação adequada, a fim de não comprometer a performance durante a execução do treino. Isso acontece porque o corpo precisa de micro e macro nutrientes para manter o bom funcionamento do organismo, indo desde a metabolização dos alimentos até a produção de energia evitando picos de fome e fraqueza no decorrer da prática esportiva. Será que doce de banana é bom intra-treino?

Apesar da complexidade que envolve o tema, um lanche rápido com a presença de uma fonte de carboidrato pode ajudar a garantir energia e performance, a exemplo dos praticantes de ciclismo que executam pedais mais longos levando o esportista a buscar uma forma de potencializar o seu desempenho.

As escolhas são inúmeras, mas é importante ressaltar que elas não precisam ser super elaboradas, como é o caso do doce de banana que pode ser facilmente encontrado. Além de ser uma excelente fonte de energia, o alimento durante o esforço físico prolongado ajuda que o esportista continue sua atividade por mais tempo ou com mais intensidade, além de possibilitar uma recuperação mais rápida.

Doce de banana

Amanda Matos, nutricionista da Flormel, destaca como deve ser feita a escolha do doce levando em consideração a composição. “Uma rápida consulta a lista de ingredientes é aconselhada para evitar o consumo de açúcares sem necessidade, porque a fruta já garante o dulçor de forma natural. O doce de banana também traz praticidade, principalmente aos ciclistas, que podem comer o alimento sem precisar parar de pedalar ou sair da bicicleta. Em outros casos, ele também ajuda a garantir energia ao longo dia, e por ser fonte de fibras se encaixa como opção de lanches intermediários”, explica Amanda.

Para ajudar o consumidor na escolha, a Flormel oferece a Bananada que, como o próprio nome sugere, é feita com a própria fruta in natura e envolvida na farinha de banana verde. Além da pureza, o doce é fonte de fibras e não possui aromatizantes, sendo zero glúten e lactose, garantindo a reposição de energia, que tem efeito de prolongar o bom desempenho e ajuda nas reservas do organismo.

A nutricionista ainda destaca a importância da hidratação. “Além do carboidrato, um ponto importante a ser considerado é a reposição de água e de eletrólitos que perdemos por meio do suor. Para isso, duas opções excelentes são: bebidas isotônicas e água de coco”, finaliza.

Leia também: 10 benefícios da banana e a melhor hora para consumi-la – Veja agora!

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação