Book Appointment Now
Principais tipos de cogumelos que consumimos no Brasil e seus benefícios
A princípio, é muito comum que as pessoas tenham um pouco de preconceito com os cogumelos na culinária, e acabam evitando o consumo. Por outro lado, se você é uma delas, saiba que você está perdendo inúmeros benefícios para a saúde.
Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e conheça melhor os principais tipos de cogumelos que consumimos no Brasil e seus benefícios.
De maneira geral, os cogumelos são basicamente fungos, havendo uma imensa variedade de espécies. Cada um deles possui determinadas propriedades, podendo até mesmo serem venenosos. Porém, os tipos de cogumelos que são mais comercializados são completamente seguros, não havendo a necessidade de se preocupar com a segurança deles. Na verdade, incluí-los em suas refeições pode ser extremamente proveitoso.
Principais tipos de cogumelos
A seguir, você irá conferir alguns dos mais consumidos tipos de cogumelos, bem como os principais benefícios de cada um. Com suas propriedades únicas, nenhum deixa a desejar no sabor, e podem ajudar muito na manutenção de uma boa saúde.
Shitake
Primeiramente, talvez você até já conheça esse cogumelo, que é amplamente empregado em restaurantes de comida japonesa para confeccionar pratos deliciosos. Ele oferece alguns benefícios como:
- Prevenção de algumas doenças cardiovasculares, neurológicas, e até mesmo cânceres.
- Melhoria na absorção de alguns nutrientes, como cálcio e fósforo.
- Aprimoramento do sistema imunológico.
- Reforço na proteção do fígado.
Champignon
Também conhecido por cogumelo Paris, ele é pode ser aplicado para diversos tipos de prato. Desde já, ele é bastante difundido aqui no Brasil, sendo um dos tipos de cogumelos mais consumidos. Frequentemente, esse cogumelo é adicionado em receitas como o estrogonofe. Ele também apresenta alguns benefícios como:
- Grande quantidade de vitaminas do complexo B.
- Reforço na produção de anticorpos.
- Estímulos na produção de hemoglobinas, ao mesmo tempo que melhora a oxigenação do organismo.
Cogumelo do Sol
De antemão, ele é empregado como um cogumelo medicinal, e já foi um dos tipos de cogumelos mais populares no Brasil. Com uma boa adaptação ao ambiente do Brasil, muitas pessoas já ouviram falar dele e dos benefícios que ele oferece para a saúde. Sob esse ponto de vista, é importante citar:
- Controle dos níveis de açúcar no sangue.
- Redução dos níveis de colesterol, a fim de combater o colesterol alto.
- Combate de doenças circulatórias e digestivas, estresse e úlceras simultaneamente.
Shimeji
Juntamente com o shitake, o shimeji também é bastante utilizado em restaurantes de comida japonesa, marcando presença em diversos pratos. Dentre seus benefícios, podemos citar:
- Grande fornecimento de aminoácidos e, dessa forma, de proteínas.
- Redução dos níveis de colesterol e, consequentemente, do risco de problemas cardíacos ou de pressão arterial.
Cogumelo Porcini
Por fim, este é um pouco menos conhecido que os anteriores, mas por outro lado, não deixa de ser bastante saboroso. À primeira vista, ele tem uma aparência bastante característica de um cogumelo, e um tamanho um pouco maior. Alguns de seus benefícios são:
- Confere uma maior proteção as células do nosso corpo, ao mesmo tempo que pode fortalecer alguns de nossos órgãos contra determinadas doenças.
- Combate ao envelhecimento das células, de forma a conservar a aparência.
Leia mais: Qual a maneira correta de descongelar os alimentos antes do preparo? Veja os principais erros