O que é o esporão do calcâneo? Existe uma cura ou tratamento?

Talvez você já tenha ouvido falar, ou até mesmo conheça alguém que tenha esporão do calcâneo. O nome dessa condição já é bastante conhecido, porém suas causas, sintomas e tratamento, nem tanto. Portanto, venha com o SaúdeLab, entenda mais sobre o que é o esporão do calcâneo, e se existe uma cura ou tratamento.

De antemão, por não ser uma condição muito bem difundida, o esporão do calcâneo acaba sendo resumido em uma dor no calcanhar. Contudo, a origem dessa condição, seus sintomas e formas de tratamento são mais complexas que isso. Logo, é importante que essas informações sejam detalhadas e divulgadas.

O que é o esporão do calcâneo?

De maneira geral, o esporão é uma calcificação, ou formação óssea, que ocorre no calcanhar. Para compreender seu surgimento, é preciso analisar a estrutura e ação do calcanhar como um todo. No caso, osso que compõe o calcanhar apresenta uma base um pouco pontiaguda. Quando nós apoiamos nele, é exercida uma pequena pressão sobre os tecidos. Por isso que depois de longos dias em pé, ou após uma caminhada, a região tende a doer.

Esporão do Calcâneo
Esporão do Calcâneo. Foto: Canva PRO

Quando uma pessoa possui hábitos em que a pressão gerada no calcanhar é muito grande e constante, a estrutura óssea dele tente a mudar. É essa mudança que constitui o esporão do calcâneo. Ela se resume em uma calcificação bem pontiaguda em uma porção do osso do calcanhar.

Principais causas para o surgimento do esporão do calcâneo

Conforme fora dito, o esporão surge quando a pressão exercida sob o osso do calcanhar é excessiva e frequente. Dessa forma, essa condição costuma marcar presença em pessoas obesas, que correm ou caminham com frequência, ou que utilizam calçados mais apertados.

Quais são os sintomas do esporão?

O principal sintoma dessa condição é a dor, localizada na região do calcanhar, obviamente. Entretanto, por incrível que pareça, algumas pessoas que desenvolvem o esporão do calcâneo podem não apresentar essa dor. Ou seja, dependendo de quem possuir o esporão, ele pode ser completamente assintomático.

Por outro lado, para quem infelizmente não tem essa mesma sorte, é importante conhecer os principais sintomas do esporão do calcâneo. Estes são:

  • Dor acentuada no calcanhar, especialmente na parte da manhã.
  • Inflamação na região afetada, causando edema.
  • Hiperemia na pele do calcanhar, que se consiste em uma vermelhidão.

Existe algum tipo de tratamento?

Por fim, se você possui algum dos sintomas de esporão do calcâneo. É muito importante que você consulte um ortopedista ou médica especializado. É ele que possui os recursos necessários para analisar seu caso, e determinar um tratamento baseado na sua necessidade.

Geralmente, existe mais de uma forma de tratar o esporão. Uma delas é através de exercícios físicos e fisioterapia, havendo diversas opções para seu médico te orientar. Outra possibilidade é o uso de palmilhas especiais, que distribuem melhor a pressão sob o pé.

Sob esse ponto de vista, em alguns cenários não é necessário efetuar um tratamento em si. Basta solucionar o fator que foi responsável por causar o esporão. Logo, se o esporão foi causado por excesso de peso, por exemplo, a pessoa pode se começar a se dedicar ao emagrecimento.

Leia mais: O que significa ter o pé chato? Conheça as principais causas e como tratar

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915