As 10 fobias mais comuns do mundo que você precisa conhecer

Veja quais são os maiores medos das pessoas famosas ao redor do mundo!

Você certamente já deve ter sentido medo de algo ou de alguma situação específica. Porém, quando esse sentimento se torna excessivo, a ponto de prejudicar a sua vida, é sinal de que algo está errado e você pode ter desenvolvido uma fobia. Assim, veja hoje no SaúdeLab as 10 fobias mais comuns e confira os tratamentos que podem controlá-las.

O que é uma fobia?

As fobias são um tipo de distúrbio psicológico, geralmente causado por um trauma que a pessoa viveu no passado, ainda que muitos não apresentem causas aparentes. Assim, ela é caracterizada por um medo exagerado, persistente e incontrolável de algo específico ou de determinada situação. Ademais, estima-se que cerca de 20% da população mundial tem algum tipo de fobia, apresentando certo nível de descontrole emocional.

Nesse sentido, o desequilíbrio emocional gerado pelas fobias pode desencadear sintomas como: taquicardia, boca seca, tremores, ataques de pânico, dificuldade para respirar, ansiedade, sudorese e sentimento de incapacidade. Em casos mais graves, as fobias também podem levar a pessoa ao isolamento social e ao desenvolvimento de transtornos como ansiedade e depressão.

Leia mais: 5 dicas para evitar a ansiedade na hora de dormir

fobia
A fobia por sangue e objetos como agulhas e seringas é uma das mais comuns no mundo. Veja qual o tratamento indicado para ela. Fonte: Canva.

As 10 fobias mais comuns no mundo

  1. Claustrofobia

Essa é uma das fobias mais comuns e consiste em um medo permanente de ambientes fechados. Assim, a pessoa que sofre desse problema costuma evitar locais como elevadores e aviões, e até exames de ressonância podem se tornar motivo de trauma.

  1. Zoofobia

A zoofobia é um medo incomum de animais, e isso não se aplica a uma raça específica. Assim, a pessoa que sofre dessa condição, costuma entrar em pânico com animais que vão desde pequenos insetos até cachorros e espécies maiores.

  1. Aracnofobia

O índice de pessoas que possuem fobia de aranhas também é alto. De fato, o medo de ser tocado por um aracnídeo pode levar a pessoa ao descontrole e a uma crise de pânico em questão de segundos.

  1. Agorafobia

Essa é a fobia de multidões. Assim, uma pessoa que sofre dessa condição é incapaz de permanecer por muito tempo em ambientes com grande número de pessoas, como transportes lotados ou locais com grande número de pessoas. Se isso acontecer, é comum que o trauma leve ao desenvolvimento de ansiedade e síndrome do pânico.

  1. Nictofobia

Geralmente relacionado a um evento traumático da infância, a nictofobia é o medo excessivo de locais e ambientes escuros ou com difícil visibilidade, que podem deixar a pessoa amedrontada e extremamente insegura.

  1. Glossofobia

A glossofobia gera os mesmos sintomas da agorafobia e também se relaciona com multidões. Porém, esse é o medo excessivo de falar em público. Assim, esse trauma incapacita a pessoa de efetuar palestras ou apresentações em locais com uma grande quantidade de pessoas.

  1. Acrofobia

A acrofobia é o medo excessivo de altura. Assim, pessoas que sofrem dessa condição costumam se sentir intimidadas por prédios muito altos, montanhas-russas, mirantes e outros locais altos. Da mesma maneira, até descer uma longa escada pode ser tarefa desafiadora para quem possui essa fobia.

  1. Tanatofobia

A pessoa que sofre de tanatofobia tem um medo incontrolável da morte. E isso se perfaz também em tudo aquilo que possa estar relacionado com essa condição, como fobias de cemitérios, caixões, caveiras e funerais. Até mesmo doenças e dores podem gerar um desequilíbrio emocional grave para quem possui essa condição.

  1. Aerofobia

A aerofobia é o medo excessivo de aviões.  E isso se aplica tanto ao ato de voar em si quanto à própria proximidade com esse meio de transporte.

  1. Hematofobia

A hematofobia é uma das fobias mais comuns e consiste no medo incomum de sangue e de tudo que possa envolver a retirada deste do corpo, como agulhas, seringas, cortes, exames, etc. Para pessoas que sofrem dessa condição, até uma ida ao dentista pode ser um evento desesperador.

Lista de artistas e suas fobias

Uma reportagem do BuzzFeed relaciona os medos de celebridades, veja algumas citadas:

Oprah: medo de chiclete

Pamela Anderson: não suporta ver sua imagem no espelho ou na TV.

Tyra Banks: o medo da famosa é de golfinhos.

Nickole Kidman: sua maior fobia são as borboletas.

Keanu Reeves: o que aterroriza o ator é o medo do escuro.

Adele: desde a infância ela não suporta conviver com gaivotas.

Kilie Minogue: sua saga são os cabides, o barulho que eles fazem a deixam fora do ar.

 

No Brasil, vários famosos também contam seus medos, confira:

Ronnie Von: ambientes aglomerados e fechados

José Figueira e Paula Teixeira: os artistas sofrem com a proximidade de balões.

Júlia Palha: o que a deixa em pânico são as aranhas.

Graciano Dias: medo de avião.

Anitta: a cantora tem pavor de ficar no escuro.

Bello: o que aterroriza esse cantor são os elevadores.

Cléo Pires: as baratas são insetos que apavoram a atriz.

Tratamentos indicados para as fobias

Para todos os casos de pacientes que desenvolveram fobias, a psicoterapia é o tratamento mais indicado, que objetivará entender e encontrar as causas desse transtorno, a fim de corrigir as distorções de pensamento sobre determinada coisa ou situação. Em alguns casos, a hipnose também é indicada para descobrir a origem do medo.

Leia mais: Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo!

A importância da alimentação correta no combate a depressão e ansiedade

A nutricionista Juliana Martins fala sobre as melhores opções de alimentação para se ter mais saúde.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação