Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo!

Aprenda como escolher alimentos que não piorem as dores de cabeça intensas

A dor de cabeça, sem sombra de dúvidas, pode ser uma condição muito incômoda, dependendo da intensidade e frequência, ela se torna insuportável. Nesse sentido, a enxaqueca também pode ocorrer por diversos motivos, porém poucos sabem que até mesmo a nossa alimentação apresenta uma certa influência nisso, podendo agravar a condição. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 10 alimentos que pioram a enxaqueca consideravelmente.

A princípio, toda comida que ingerimos exerce algum tipo de influência no funcionamento do nosso organismo. Através de sua composição, essa influência pode ser tanto benéfica quanto prejudicial. No caso das dores de cabeça, existem alguns alimentos cujas propriedades pioram a enxaqueca e, portanto, devem ser evitados por quem estiver sob essas condições.

alimentos doces pioram enxaqueca
Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo! Fonte: Canva pro

Principais alimentos que pioram a enxaqueca

Primeiramente, você irá conferir a seguir uma lista com os 10 principais alimentos que pioram enxaqueca. Ademais, ela também vai apresentar os motivos que fazem com que cada um desses alimentos exerça esse efeito.

  1. Bebidas alcoólicas: Apesar de ser um conhecimento popular, é sempre importante lembrar que a inflamação e desidratação, causadas pelo álcool, prejudicam muito a enxaqueca.
  2. Café: A cafeína é outra grande substância que agrava muito a enxaqueca, mesmo que você seja uma pessoa com o hábito de tomar café frequentemente.
  3. Adoçante e doces industrializados: O aspartame, presente nesses tipos de alimentos, já é conhecido por ser prejudicial para a saúde, porém ele também pode desencadear enxaquecas.
  4. Pães e massas fermentadas: Esse tipo de alimento apresenta dois elementos podem agravar a enxaqueca. No caso, eles são o glúten e fermento biológico, e o efeito se dá através da digestão dificultada por eles.
  5. Refrigerantes: Além de também possuir cafeína, os refrigerantes podem apresentar aspartame, que conforme fora dito, é outro elemento que prejudica as enxaquecas.
  6. Chocolate: As grandes quantidades de açúcar e cafeína são um pouco conflitantes dentro do nosso organismo. Com isso, o consumo de chocolate, especialmente se for frequente, pode piorar a enxaqueca.
  7. Iogurte: O fato deste ser um produto lácteo fermentado é o principal responsável por agravar a condição da enxaqueca. Portanto, produtos do mesmo tipo podem ter o mesmo efeito.
  8. Nozes: Assim como as amêndoas e amendoins, as nozes são alimentos que pioram a enxaqueca em pessoas com sistema digestório sensíveis a elas. O mesmo vale para pastas e outros produtos de mesma base.
  9. Produtos à base de soja e temperos: No caso desses alimentos, o maior problema é o glutamato monossódico. Presente em produtos como o molho shoyu, ele pode ser um responsável direto por desencadear as enxaquecas.
  10. Carnes industrializadas: Bacon, presuntos e similares possuem nitratos e grandes quantidades de sal. Estes alimentos podem piorar a enxaqueca e ainda agravar as crises recorrentes.

Como fazer para combater a enxaqueca?

Tendo em mente os principais alimentos que pioram a enxaqueca, fica claro que eles precisam ser evitados. Entretanto, o ideal é sempre buscar uma dieta balanceada, consumindo os nutrientes necessários e nas quantidades corretas. Adotar esse hábito é importante pois uma dieta desequilibrada, ou onde comemos pouca ou muita comida, também pode causar enxaqueca.

Por fim, não são apenas os alimentos que pioram enxaqueca, mas também a água. No caso, a falta dela está diretamente ligada a essa condição, sem falar em outros inúmeros problemas para a saúde que a escassez de água pode causar. Portanto, certifique-se de sempre estar devidamente alimentado e hidratado.

Leia mais: Por que reaproveitar óleo de fritura faz mal? Saiba como destinar corretamente

Conhece a SPIRULINA? Será que ela EMAGRECE? Veja agora quais seus principais BENEFÍCIOS

Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação