Excesso de ÁCIDO ÚRICO? Veja 8 frutas que ajudam no controle da Gota

As frutas são um dos grupos de alimentos mais saudáveis para o nosso corpo. Através do consumo delas, conseguimos fornecer inúmeros benefícios e nutrientes para o organismo. Dentre esses benefícios, é possível citar o combate contra o ácido úrico, um composto que pode ser bem danoso. Venha com o SaúdeLab e conheça 8 frutas que podem te ajudar a eliminar o excesso de ácido úrico.

A princípio, a maioria das pessoas reconhece que as frutas, além de serem bastante acessíveis, fazem muito bem para a saúde. Por isso a inclusão delas na nossa alimentação é tão importante. Entretanto, nem todo mundo conhece as frutas que podem ajudar a eliminar o ácido úrico excessivo do nosso corpo.

Relação entre o ácido úrico e a gota

Talvez você nunca tenha ouvido falar do ácido úrico ou não conhece muito sobre ele, mas é provável que você conheça a gota. Ela é uma doença relativamente comum, e que pode ser bastante incômoda por causa das crises de dores que ela gera. Curiosamente, a gota tem tudo a ver com o ácido úrico presente no nosso corpo.

Quando em excesso, os cristais de ácido úrico começam a se acumular em certos locais. No caso, as partes que mais sofrem com o depósito deles são as nossas articulações. São justamente esses depósitos que causam a gota, e por isso a dor causada por essa doença se concentra nos dedos, joelhos, cotovelos e outras articulações.

higienizar frutas antes de consumir
Benefícios das frutas. Foto: Pixabay

Principais frutas que podem ajudar com a gota

Os alimentos ricos em vitamina C pode ser úteis para reduzir os efeitos do ácido úrico, então confira a lista:

Goiaba:

A vitamina C é um composto que possui efeito uricosúrico. Ou seja, ela é capaz de reduzir os níveis de ácido úrico no corpo, fazendo com que essa fruta seja uma ótima opção para gota.

Laranja:

Talvez essa seja uma das fontes mais populares de vitamina C, que, novamente, exerce um grande efeito uricosúrico no nosso organismo.

Kiwi:

Por também ser uma fonte de vitamina C, o kiwi serve como mais uma alternativa.

Limão:

Mais uma fonte de vitamina C, mas que dessa vez possui maior versatilidade que as outras, visto que o a fruta é muito utilizada para temperar saladas, carnes e muitos outros pratos.

Acerola:

Por fim, essa fruta também apresenta boas quantidades de vitamina C, sendo então benéfica para quem sofre com a gota.

Cereja:

Através dos compostos taninos presentes na cereja, ela consegue reduzir a quantidade de ácido úrico produzida pelo nosso corpo, e aumentar a filtragem dele.

Abacaxi:

Nessa fruta, é possível encontrar uma proteína chamada bromelina. Ela oferece diversos benefícios, sendo um deles a facilitação da eliminação do ácido úrico.

Tomate:

Assim como algumas verduras, o tomate possui um efeito alcalinizante, o que pode ajudar a controlar a gota em alguns aspectos.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui

É possível curar a gota através da alimentação?

Atualmente, ainda não há uma cura definitiva para a gota. Portanto, infelizmente a alimentação não é uma solução absoluta para o problema. Por outro lado, a adoção de uma boa dieta é sem dúvida a melhor forma de controlar a gota e conter as crises de dor, diminuindo a frequência e intensidade dela. Se você sofre com essa condição de saúde, é muito importante buscar o atendimento médico para que ele possa te indicar uma boa dieta e, caso seja necessário, algum tipo de medicamente ou tratamento.

Leia mais: Triglicerídeos alto? Esses alimentos precisam ser evitados AGORA!

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Aprenda de maneira fácil como deixar os alimentos livre de contaminações. Assista a esse vídeo curta e aproveita todos os detalhes que separamos para facilitar sua rotina alimentar.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915