Benefícios do Repolho: 10 razões incríveis para não faltar no seu cardápio

Saiba como o repolho pode fortalecer a sua saúde

Você gosta de repolho? Se a resposta for afirmativa, saiba que essa hortaliça pode trazer inúmeros ganhos para a sua saúde, pois é rica em fibras, antioxidantes e diversas vitaminas. Assim, veja hoje no SaúdeLab quais são os 10 maiores benefícios do consumo de repolho e aproveite as dicas para investir em uma alimentação saudável!

Por que o repolho é tão importante na dieta?

Tanto o verde quanto o roxo apresentam benefícios únicos para a saúde, e podem ser consumidos tanto crus quanto cozidos, além de também poderem ser utilizados para o preparo de sucos. Assim, ambas as variedades são ricas em vitamina C e betacarotenos, além de possuírem uma alta taxa de antioxidantes. Aliás, é um vegetal indicando para promover o bem-estar devido aos seus componentes.

Tabela Nutricional

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) publicada em 2011, este vegetal possui muitos nutrientes importantes, confira a presença em 100 grama de repolho:

Repolho Branco Repolho Roxo Repolho Roxo Refogado
Calorias 17 Kcal 31 Kcal 42 Kcal
Proteínas 0,9 g 1,9 g 1,8 g
Lipídeos 0,1 mg 0,1 mg 1,2 mg
Colesterol NA NA NA
Carboidratos 3,9 g 7,2 g 7,6 g
Fibra Alimentar 1,9 g 2,0 g 1,8 g

 

Baseado nestes dados, podemos perceber que o vegetal possui muitas fibras e é pobre em carboidratos sem excelente para quem segue a dieta low carb. Ah, e uma dica extra, para evitar que sua saladinha com a folha fresca fique amarga basta deixar o vegetal de molho em água limpa por 30 minutos. O sabor vai ficar ainda mais incrível.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique aqui

 

Benefícios do repolho
Benefícios do repolho são incríveis. Foto: Canva PRO

10 benefícios do repolho

1. O vegetal combate a prisão de ventre

O repolho é rico em fibras solúveis, que deixam as fezes mais macias, facilitando a sua evacuação. Portanto, ele pode ser um ótimo aliado de quem possui problemas como a prisão de ventre, por exemplo.

2. Fortalecimento dos ossos

O repolho também é rico em vitamina K, que auxilia na produção de osteocalcina, uma proteína que fixa o cálcio nos ossos. Dessa maneira, essa hortaliça colabora para a prevenção de doenças como a osteoporose.

3. Repolho previne a diabetes

As fibras presentes no repolho ajudam a controlar a quantidade de carboidratos absorvidos pelo organismo, o que acarreta no equilíbrio dos níveis de glicose do sangue. Desse modo, o consumo regular de repolho pode ajudar na prevenção da resistência à insulina, e consequentemente, da diabetes.

4. As folha do vegetal fortalece o sistema imunológico

O alto teor de vitamina C presente na verdura ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já que combate os radicais livres, além de vírus, bactérias e fungos que possam atacar o organismo. Assim, ele é um excelente alimento a ser consumido em casos de gripes e resfriados.

5. Repolho auxilia em processos de emagrecimento

As fibras presentes no repolho criam uma espécie de “gel” no estômago, o que retarda a digestão dos alimentos, promovendo uma sensação de saciedade. Além disso, por conter baixo teor de carboidratos, gorduras e calorias, essa é uma hortaliça ideal para ser incluída em dietas de emagrecimento.

6. Diminui o colesterol

Incrivelmente, a vitamina C e o betacaroteno presentes no repolho também inibem a oxidação das células de gordura do sangue, ajudando a controlar os níveis de LDL, mais conhecido como “colesterol ruim” do sangue.

7. Controla a pressão alta

Com a diminuição do colesterol e o controle da oxidação das células de gordura, o consumo de repolho também colabora para o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e previne a pressão alta.

8. Previne hemorragias

A vitamina K presente no repolho também ajuda na produção de proteínas que controlam sangramentos. Dessa forma, o consumo da hortaliça é benéfico para quem sofre com hemorragias, pois a ajuda a controlar a coagulação sanguínea.

9. Repolho protege de doenças oculares

O repolho é rico em betacarotenos como a luteína e a zeaxantina, que atuam diretamente na proteção dos olhos contra os raios UV emitidos pelo sol. Assim, o consumo regular de repolho pode auxiliar na prevenção de problemas oculares, como a catarata, por exemplo.

10. Evita o envelhecimento precoce

Por fim, as altas quantidades de vitamina C presentes no vegetal também colaboram para a saúde da pele, já que auxiliam na produção de colágeno e atuam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Ademais, leia mais: Excesso de ÁCIDO ÚRICO? Veja 8 frutas que ajudam no controle da Gota

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação