Acidentes na cozinha: 5 dicas para evitar desastres domésticos

Acidentes domésticos podem ser muito perigosos, especialmente na cozinha

Infelizmente, os acidentes domésticos ocorrem com bastante frequência, e podem ser extremante graves, ainda mais aqueles que ocorrem na cozinha. Entretanto, na grande maioria das vezes, é possível evitar que eles aconteçam com apenas alguns cuidados preventivos. Portanto, venha com o SaúdeLab e confira 5 dicas para poder se prevenir de acidentes domésticos na cozinha.

Na cozinha o risco é maior

A princípio, todo cômodo na nossa casa possui algo que pode colocar nossa vida em perigo, porém a cozinha é sem dúvidas o que mais necessita de cuidados. É nela que costumamos manusear alimentos, o que inclui o uso de facas, fornos, fogões e similares. Ou seja, a atenção com acidentes domésticos é necessária para toda a casa, mas precisa ser redobrada na cozinha.

Evite os perigos do fogão e do forno

  • É comum as pessoas deixarem um pano de prato em cima do vidro do fogão enquanto estão cozinhando, para que ele possa estar sempre por perto. Entretanto, essa proximidade do pano com o fogo pode acabar incendiando ele.
  • Tenha sempre luvas térmicas disponíveis para retirar coisas do forno. Se você tentar utilizar um pano muito fino, por exemplo, é muito provável que você acabe se queimando.
  • Em hipótese alguma você deve deixar a cozinha enquanto o forno ou fogão estiverem acesos. É muito importante estar sempre de olho nas chamas para que você possa agir caso necessário.
  • O gás do fogão é um grande perigo na cozinha, sendo necessário trocar a mangueira do botijão periodicamente. Caso contrário, a probabilidade de vazamentos e incêndios aumenta consideravelmente.

Cuidados básicos com panelas para evitar acidentes domésticos

  • Nunca deixe o cabo da panela apontando em direção a cozinha. Caso isso ocorra, alguém pode esbarrar nela e derrubar a comida quente em si mesmo, ou até mesmo danificar o próprio fogão.
  • Com o passar do tempo, os cabos das panelas têm a tendência de ficarem gastos ou soltos. Portanto, é preciso sempre ficar de olho em panelas velhas e trocá-las conforme a necessidade, para evitar que o cabo se arrebente enquanto ela está sendo usada.

Panelas de pressão e panelas com óleo precisam de mais atenção

  • A panela de pressão é medo para muitas pessoas. Se ela estiver com algum problema, o funcionamento dela é comprometido, e a pressão gerada por ela pode ser perigosa. Portanto, certifique-se de que a válvula de segurança esteja sempre limpa e funcionando, e que a borracha esteja em bom estado.
  • Enquanto isso, a panela com óleo acaba apresentando ainda mais riscos, pois além das pessoas terem medo dela, elas acabam tendo dificuldades de lidar com ela. Portanto, o mais importante é ter bastante calma ao usá-la, especialmente em caso de fogo, pois o contato de óleo quente com água causar uma explosão ou incêndio graves. Nessas situação, o fogo precisa ser abafado, e o gás deve ser desligado.

Micro-ondas também pode causar acidentes domésticos

  • É de extrema importância que o micro-ondas não seja utilizado para esquentar nada que contenha metal. Ou seja, pratos devem sempre ser esquentados sem os talheres. Caso contrário, o aparelho pode estragar e até mesmo se incendiar.
  • Sob o mesmo ponto de vista, também é proibido colocar algo com papel alumínio ou em embalagens de alumínio, pois mesmo que sejam metais extremamente finos, podem causar o mesmo tipo de dano.

Manusear facas com calma e cautela

  • Quando falamos sobre acidentes domésticos na cozinha, as facas são umas das primeiras coisas que nos vem a cabeça. Logo, é muito importante que elas sejam sempre manuseadas com cuidado. Corte alimentos sempre com bastante calma, e nunca transite pela cozinha ou pela casa com a faca em mãos.
  • Se possível, caso você precisa picar algo, cebola, folhas e similares, tende dar preferência por processadores, que fazem o trabalho de forma muito mais segura.

Leia mais: Dor na lombar: o que pode ser? Veja 8 causas possíveis

ERROS COMUNS com a panela de pressão: USE CORRETAMENTE

Assista agora outras dicas para manusear sua panela de pressão com segurança e praticidade. Assim, você não se arrisque e tira muito proveito desse utensílio doméstico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação