5 dicas para saber se alguém está mentindo para você

Veja os sinais que podem indicar uma mentira!

Quando nos comunicamos com alguém, as nossas expressões e a forma como agimos podem apontar para diversas emoções, sejam elas reais ou apenas tentativas para enganar uma outra pessoa. Assim, como você pode saber se alguém está mentindo? Confira hoje no SaúdeLab, 5 sinais que podem apontar para uma possível mentira e fique atento!

Os sinais da mentira

De acordo com especialistas na área da perícia técnica e investigativa, quando alguém conta uma mentira o corpo ou as expressões dão sinais de que algo está errado. Porém, tais sinais não podem ser analisados de forma individual. Por isso, para saber se alguém está mentindo, é necessário identificar um conjunto de sinais que podem identificar se alguém está sendo sincero ou não.

Assim, confira abaixo quais são os principais sinais que um mentiroso dá e aproveite para ficar atento!

saber se alguém está mentindo2
A pessoa que mente costuma dar detalhes irrelevantes numa conversa. Confira outros sinais para saber se alguém está mentindo. Fonte: Canva.

5 sinais para saber se alguém está mentindo para você

1. Falar na segunda pessoa

Em geral, pessoas que mentem tendem a desviar o foco de si mesmas utilizando pronomes impessoais. Assim, se alguém fala demais na segunda pessoa do singular é sinal de que ela pode estar mentindo, já que o distanciamento entre o indivíduo e a própria mentira contada é um fator que demonstra uma falta de verdade nas palavras.

Isso acontece, pois o sentimento de culpa criado pelo subconsciente quando a pessoa fala uma mentira faz com que ela tenha a tendência de não conseguirem se referir a si mesmas em primeira pessoa. Por isso, ela evitará usar pronomes pessoais como eu, eu, meu ou meu.

2. Exagero na forma de falar

Pessoas que mentem costumar ter certa necessidade de defender a própria mentira contada. Dessa forma, elas irão aumentar ou exagerar os fatos contados, dando detalhes específicos e irrelevantes sobre acontecimentos aleatórios. Por outro lado, alguém que fala a verdade, costuma se centrar no objetivo final da mensagem, falando de forma clara, e sem fazer rodeios.

Portanto, se alguém gosta de “florear” muito o que diz, fique atento! Do mesmo modo, pessoas que tem tendência a falar demais, dando desculpas para tudo, também merecem um alerta vermelho!

Veja também: 8 hábitos que podem fazer pessoas se afastarem de você

3. O sorriso da mentira

Pessoas mentirosas tendem a mascarar as emoções. Assim, para saber se alguém está mentindo, observe suas expressões faciais. Nesse sentido, alguém que demonstra emoções verdadeiras, costuma dar sorrisos genuínos, que mexem com todas as áreas do rosto. Ao contrário, um sorriso falso mexe apenas com a parte debaixo do rosto, geralmente com os lábios cerrados. Esse é o famoso “sorriso da mentira”.

4. Mentirosos fingem calma

De acordo com David Lieberman, psicoterapeuta especialista em treinamentos para o FBI, uma pessoa mentirosa costuma fingir calma quando sua mentira é confrontada. Isso acontece pois o seu subconsciente diz a ele que inocentes agem assim. Porém, trata-se de um engano comum: na verdade, quando um inocente é acusado de algo que não fez, ele não ficará calmo e confiante, e sim chateado.

5. Alívio após uma conversa

Mentir dá trabalho para o cérebro. Assim, depois de uma longa conversa, o mentiroso se cansa, de forma que se sente aliviado por não precisar falar mais. Entretanto, no caso de quem diz a verdade, a situação ocorre de forma bem diferente. Desse modo, quando alguém sincero é acusado de algo injusto, ele tende a sair da conversa incomodado e ressentido, e possivelmente tentará conversar mais uma vez.

Assim, para saber se alguém está mentindo para você, tente identificar ao menos 3 dos 5 sinais apontados aqui e fique alerta!

Leia mais: As 10 fobias mais comuns do mundo que você precisa conhecer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação