8 hábitos que podem fazer pessoas se afastarem de você

Saiba o que pode estar chateando pessoas próximas ou recém conhecidas

A Psicologia adverte que cuidar da saúde mental é de suma importância, visto que ela influencia em todas as esferas da nossa vida. Nesse contexto, evitar relações tóxicas é fundamental para viver bem. Mas você já se notou sendo a pessoa tóxica da situação? Pois bem, todos nós estamos sujeitos a desenvolver mecanismos nada saudáveis com relação ao contato social e, portanto, em algum momento seremos nós a repetirmos esse padrão. Desse modo, o SaúdeLab elencou 8 hábitos que fazem as pessoas se afastarem de você que talvez não seja tão óbvio assim.

Confira, então, quais são esses hábitos que podem chatear pessoas próximas ou que você acabou de conhecer, fazendo com que elas prefiram se distanciar.

8 hábitos que fazem as pessoas se afastarem de você

Sabe aquela pessoa super legal que você conhece há pouco tempo ou aquele amigo de longa data que sumiram “do nada”? É provável que ela tenha se afastado porque você repete um padrão tóxico sem ao menos perceber.

Nesse contexto, separamos 8 hábitos que fazem as pessoas se afastarem de você para te ajudar com essa autorreflexão e até mesmo te ajudar com a mudança de comportamento. Não queremos, com isso, ditar regras, até porque as relações humanas são muito complexas, não é mesmo? Cada caso tem sua particularidade. Mas se você tem percebido que as pessoas optam por ficar distantes, talvez esses hábitos tóxicos acabam chateando-as; então vale a pena entender o que pode estar acontecendo!

1. Ser legal demais

Parece contraditório que ser extremamente gentil e legal faz com que as pessoas se afastem, mas na verdade é comum que se evite conviver com alguém que seja tão generoso e esteja sempre disponível para ajudar. Isso porque as pessoas tendem a desconfiar das intenções e também se sintam mal pelo fato de serem mesquinhas e egoístas, preferindo o distanciamento.

2. Fazer muitas perguntas

Perguntar demais pode dar a sensação de um interrogatório ou que você está interessado em saber mais do que deve, sobretudo com relação a assuntos particulares e delicados.

3. Excesso de sinceridade

O excesso de sinceridade pode soar como insensibilidade e até mesmo falta de educação. A honestidade nas relações é essencial para fortalecer o vínculo, mas uma opinião sobre algo pessoal da outra pessoa que não foi solicitada não é conveniente, assim como expor um assunto privado, com detalhes íntimos, dá a conotação de que você não sabe o que é adequado socialmente, principalmente quando conhece a pessoa há pouco tempo.

Leia também: Síndrome de final de ano: transtornos mentais podem piorar perto do Natal

4. Ser muito frio

Confira 8 hábitos que fazem as pessoas se afastarem de você
Confira 8 hábitos que fazem as pessoas se afastarem de você – Imagem: Canva Pro

Nada pior do que conversar com alguém sobre uma frustração ou alegria e a pessoa reagir com frieza. Se você já passou por isso, sabe bem como é chato. Sorrir, interagir, mostrar atenção na conversa e demonstrar o que se sente é importante em qualquer relação.

5. Aperto de mão frouxo

Pessoas com aperto de mão fraco passam a sensação de que não são confiáveis, pior, é como se estivessem com nojo ou preguiça de fazer um cumprimento adequado.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo – Clique aqui!

6. Reclamar demais

Se você quer afastar as pessoas, basta reclamar das coisas. Ninguém suporta ou tem paciência para ficar perto de quem vive reclamando, inclusive da vida. O famoso reclamão, que já começa o dia ranzinza, certamente não é alguém agradável.

7. Falar mal dos outros

Se você tem o hábito de sempre apontar os defeitos alheios e falar mal das pessoas ao redor, não passa a visão de ser alguém legal e confiável, que as pessoas podem se sentir confortável em sua companhia.

8. Ser muito crítico e pessimista

Querer falar primeiro, explicar tudo, mostrar inteligência a qualquer custo e não admitir erros também são traços tóxicos que acabam afastando as pessoas. Do mesmo modo que ser pessimista com relação a tudo, inclusive ao que tem dado certo é bastante desgastante, tanto para o pessimista, como para as pessoas do seu convívio.

Leia ainda: Como a Reflexoterapia pode tratar no presente sentimentos negativos do passado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação