Presença de proteína na urina: quais são as causas? É algo grave?

A manutenção da saúde do nosso organismo depende de diversos fatores. Um deles são processos básicos, como urinar, que permite a eliminação de certos componentes através da urina. Entretanto, quando esse processo enfrenta uma anormalidade, como em casos de presença de proteína na urina, significa que há algo de errado. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar o que a presença de proteína na urina significa e se é algo grave.

A princípio, por ser algo com o qual estamos acostumados, nós acabamos não prestando muita atenção nos momentos em que vamos urinar. Geralmente, só notamos que há algo de errado quando é muito aparente, ou quando sentimos algo de estranho. Isso pode ser problemático, especialmente em casos de proteína na urina, que precisam ser detectados o quanto antes.

Por que encontrar proteína na urina é preocupante?

Conforme fora dito, a atividade de urinar é um processo básico do nosso corpo. Ela ocorre graças à ação dos nossos rins, que são responsáveis por filtrar o nosso sangue. Nessa filtragem, ele elimina compostos que, caso permaneçam no nosso organismo, serão prejudiciais para ele. Dentre esses compostos, o principal é a ureia, que dá nome a urina. Porém, ela pode estar acompanhada de eletrólitos, fósforos e outros nutrientes.

Sob esse ponto de vista, quando os rins começam a apresentam algum problema, a sua função é prejudicada. Ou seja, a sua capacidade de filtragem é comprometida de alguma forma. Em casos em que há proteína na urina, significa que os rins estão filtrando um componente que na verdade é essencial para o nosso corpo. Com isso, o organismo passa a ter que enfrentar a perda de proteínas e problemas renais.

Leia mais: 10 alimentos que podem fazer mal para os rins: veja lista para evitar o excesso e complicações (alguns deles vão te surpreender)

Causas da eliminação de proteína pela urina

De maneira geral, o fenômeno que mais prejudica o funcionamento dos rins são as inflamações. Através delas, ele pode apresentar o mal funcionamento que passa a filtrar e eliminar proteínas. Tendo isso em mente, é preciso conhecer algumas das condições de saúde que podem levar a essa inflamação nos rins. Dentre elas, é possível citar:

  • Diabetes.
  • Hipertensão.
  • Infecção renal.
  • Cálculos renais.
  • Obesidade.
  • Glomerulonefrite.
  • Doenças autoimunes.
  • Cânceres.

De fato, essas condições podem prejudicar o funcionamento dos rins quanto a filtragem de proteínas. Contudo, a própria presença de proteína favorece a inflamação dos rins. Ou seja, essa condição não for tratada, ela só vai se agravando com o tempo, de forma que, quanto mais proteína, pior será a inflamação

Como identificar e tratar essa condição?

Por fim, agora que você sabe o que significa ter proteína na urina, e quais são as causas desse problema, é preciso aprender as formas de combatê-lo. No caso, para identificar se você tem esse problema ou não, basta realizar um exame de urina. Você pode optar por fazer ele de tempos em tempos, mas se você tem alguma suspeita, ou já sofre com algumas condições de saúde que favorecem a perda de proteína, é bom realizar o exame mais regularmente.

Se seus exames apontarem que você de fato está liberando proteínas através da urina, é muito importante que você se encaminhe para um médico especializado, como um nefrologista. Apenas ele saberá qual é a abordagem correta para seu caso. Contudo, geralmente, o tratamento é realizado com base na causa. Logo, muitas vezes ele requer uma grande mudança no estilo de vida, como a adoção de uma dieta adequada e de uma rotina de exercícios físicos.

Leia mais: Saiba o que são alimentos ultraprocessados: por que fazem tanto mal à saúde?

Muito tem se falado sobre a laranja moro e os seus efeitos no emagrecimento. Uma vez que, ela está sempre associada à perda de peso e qualidade de vida. O que tem gerado a curiosidade de diversas pessoas que desejam emagrecer. Pensando nisso, no vídeo de hoje, o SaúdeLab vai lhe contar se a laranja moro emagrece mesmo e quais são os seus benefícios à saúde. Então, continue o vídeo até o final para conferir.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915