Dor no cóccix: quando é preocupante? Tem como aliviar?

Conheça principais motivos e possíveis tratamentos

A dor no cóccix tende a ser bastante incômoda. Afinal, a região corresponde à parte final da coluna vertebral e, quando sofre alguma alteração, tende a gerar dificuldades para caminhar ou sentar. Ela pode decorrer de diversas causas. Portanto, é importante investigá-la para que seja aplicado o tratamento correto. Além disso, embora normalmente tenha motivos não preocupantes, também pode indicar questões mais graves. Acompanhe o SaúdeLab e confira quais são os principais motivos, os possíveis tratamentos e se é possível aliviar o incômodo nesta região da coluna.

Quais são os principais motivos da dor no cóccix?

As dores nesta região da coluna podem ser reflexos de uma série de condições. Por exemplo, podem ser resultado de uma queda ou de uma pancada na região.

Além disso, também podem surgir em razão da má postura, de esforços repetitivos e fraturas. Ainda, é comum surgir na gravidez, especialmente nas últimas semanas da gestação.

Por outro lado, a dor cóccix pode indicar uma inflamação, artrite, hérnia de disco e até mesmo tumores. Do mesmos modo, é possível que ela decorra de doenças crônicas e por questões de ergonomia.

Outras causas incluem dores que não necessariamente sejam nesta parte da coluna, mas próxima a ela. Esse é o caso, por exemplo, de inflamações do nervo ciático, quando a dor também irradia para as pernas.

Ou seja, os motivos realmente são variados. Por isso, o diagnóstico deve ser feito por um médico ortopedista ou, então, por um reumatologista.

Leia também: Dor na lombar: o que pode ser? Veja 8 causas possíveis

Quando a dor no cóccix é preocupante?

Como vimos acima, ela pode decorrer de inúmeras causas, que vão desde a má postura até tumores. Por isso, caso ela persista por mais de uma semana, é importante procurar atendimento médico.

Igualmente, quando a dor acompanhar outras condições, como é o caso de febre e inchaços. Ou, ainda, quando a dor irradiar para outras regiões do corpo, como pernas e lombar.

O profissional, então, poderá promover exames diversos, como radiografia, tomografia e ressonância magnética, para determinar a causa específica. A partir dela é possível estipular o tratamento ideal.

Dentre os tratamentos estão fisioterapias, fortalecimento muscular da região, medicamentos, almofadas ortopédicas, infiltrações e até cirurgia.

Como aliviar as dores no cóccix

Os tratamentos, assim como os cuidados para aliviar a dor no cóccix, dependem da causa dela. Portanto, é importante consultar um médico para que ele indique os procedimentos adequados com os motivos das dores.

Quando a dor decorrer de pancadas na região ou quedas, é possível aliviá-la com compressas de gelo. Também, evitando-se ficar sentado e dando preferência para deitar de barriga para cima.

Já quando a dor no cóccix for motivada por esforços repetitivos, como é o caso de atividades físicas, medicamentos anti-inflamatórios podem aliviá-la.

Além disso, alongamentos e exercícios para fortalecer a região também podem ser de grande ajuda. Contudo, é importante que haja a consulta médica para que se investigue se há possibilidade de fratura na região.

Leia mais: Dormência nas mãos e dedos: veja as 10 principais causas para o problema

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação