Cálcio e Vitamina D: entenda porque os dois devem ser tomados juntos

A vitamina D e o cálcio são indispensáveis, especialmente pela relação entre eles

A princípio, todo nutriente que obtemos exerce alguma função no nosso organismo. Alguns deles são indispensáveis para a garantia de uma boa saúde, como é o caso do cálcio e da vitamina D. Contudo, muitas pessoas desconhecem a relação que esses nutrientes possuem entre si. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar porque é preciso tomar vitamina D juntamente com o cálcio.

De antemão, você provavelmente já ouviu falar que tanto a vitamina D quanto o cálcio são muito importantes para o nosso organismo. Entretanto, o que não se fala muito é sobre como eles podem ser obtidos, e como funciona absorção deles. Afinal, de nada adianta ingerir um nutriente se o nosso corpo não será capaz de aproveitá-lo devidamente.

Importância do cálcio e da vitamina D

Primeiramente, caso você ainda não conheça, é preciso se inteirar sobre as funções do cálcio e da vitamina D no nosso corpo. Começando pelo cálcio, cuja função mais básica dele é garantir uma boa saúde óssea para o nosso organismo, conferindo sustentação e resistência. De maneira geral, ele é o principal elemento que constitui a estrutura dos ossos.

Por outro lado, a vitamina D exerce diversas funções importantes no nosso corpo. Dentre elas é possível citar:

  • Controle da liberação de insulina e prolactina.
  • Fortalecimento a massa muscular.
  • Combate contra processos inflamatórios do organismo.
  • Auxílio na regulação da hipertensão e controle da obesidade.
  • Prevenção contra diabetes, doenças autoimunes e tumores.
  • Aprimoramento do sistema imunológico.

Veja também: Reposição de Potássio: quando ela é necessária? Quais os alimentos recomendados?

Qual a relação da vitamina D com o cálcio?

Conforme fora dito, a ingestão de um nutriente pouco importa se ele não pode ser absorvido e aproveitado pelo corpo. Tal absorção é feita pelos enterócitos, células presentes no nosso intestino. A vitamina D é um elemento que atua nessa ação dos enterócitos, o que inclui a capacidade deles de absorver o cálcio. Logo, ele não pode ser absorvido corretamente se o organismo estiver com uma deficiência de vitamina D.

Se você optar por uma suplementação apenas de cálcio, esquecendo de tomar vitamina D, é possível que você passe a desenvolver alguns problemas de saúde. Como o cálcio não é absorvido sem a ajuda da vitamina D, ele pode começar a se depositar. Com isso, pode ocorrer a formação de esporões no corpo, ou uma calcificação do fígado.

Formas de tomar vitamina D e cálcio

À primeira vista, a alimentação é a principal forma de se obter nutrientes. No caso do cálcio, a primeira fonte do nutriente que nos vêm à cabeça é o leite. Contudo, ele não é necessariamente a melhor fonte, muito menos a única. Muitos vegetais também apresentam boas quantidades de cálcio, sendo importante incluí-los na dieta. Em relação a suplementação de cálcio, ela só deve ser feita em casos absolutamente necessários, sob orientação médica.

Enquanto isso, a forma de obtenção da vitamina D costuma ser um pouco diferente. Ela também pode ser adquirida através da alimentação, especificamente da ingestão de precursores dela. Contudo, esses precursores já são produzidos pelo nosso corpo. Para que eles possam se transformar em vitamina D, é necessário a ação de raios solares. Portanto, procure tomar um pouco de Sol de tempos em tempos, para garantir o acesso ao nutriente.

Leia mais: Reposição de Vitamina B12: para que serve? Tem efeitos colaterais?

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação