Book Appointment Now
Pão de Mel Funcional: receita perfeita para seu lanche da tarde
Pão de mel funcional – À primeira vista, o pão de mel é um doce único e delicioso. Contudo, a maioria dos pães de mel que são comercializados, não são muito bons para a saúde, sendo importante ter moderação. Felizmente, para solucionar esse problema, o SaúdeLab vai te apresentar uma receita de pão de mel funcional. Em suma, ela é muito mais rica em nutrientes, menos prejudicial que o pão de mel convencional, e rende até 7 porções.
Como fazer pão de mel funcional?
De maneira geral, a ideia de uma receita funcional é oferecer nutrientes que um receita convencional geralmente não oferece. Logo, um prato funcional acaba apresentando mais benefícios a saúde, mesmo no caso de doces como o pão de mel funcional. Sendo assim, confira a seguir os ingredientes necessário e modo de preparo.
Leia mais: Bolo de cacau com banana: uma combinação de dar água na boca; veja como fazer
Ingredientes da receita
- 2 ovos
- 1 1/2 xícara de leite de castanha de caju
- 1/2 xícara de biomassa de banana verde
- 1 xícara de farinha de arroz negro
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- 1/3 de xícara de mel
- 100g de chocolate 70%
- 4 colheres (sopa) de óleo de coco
- 2 colheres (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 colher (café) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de semente de chia
- 1 colher (café) de cravo da índia em pó
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
De antemão, talvez você tenha uma certa dificuldade de encontrar a farinha de arroz negro. Sob esse ponto de vista, você pode optar por comprar o arroz negro comum e fazer a farinha em casa, visto que, a princípio, ela terá o mesmo desempenho.
Passo a passo do pão de mel funcional
Antes de mais nada, comece derretendo o chocolate 70% em banho maria. Feito isso, leve o chocolate para o liquidificador, juntamente com os ingredientes líquidos, que são o leite de castanha de caju, ovos, mel e óleo de coco. Então, bata todos eles bastante, até que a massa fique homogênea.
Em seguida, vá acrescentando aos poucos a farinha de arroz negro, farinha de amêndoas, biomassa de banana verde, semente de chia, semente de linhaça e bicarbonato de sódio. A princípio, a adição não precisa ser feita nessa ordem, pois o importante mesmo é misturar a massa a cada adição para incorporar tudo muito bem.
Logo depois dessas adições, acrescente por último a canela, cravo da índia e fermento, e misture novamente. Em uma forma média, untada com óleo de coco e polvilhada com cacau, coloque toda a massa.
Leve a forma ao fogo, já pré-aquecido a 180°, e deixe por cerca de 30 a 35 minutos. Por fim, passado o tempo, você já pode remover a forma e dividir a massa nas porções.
Complementando a receita
De antemão, se você gosta de incrementar as receitas que você encontra, saiba que esse pão de mel funcional pode muito bem receber uma calda. Sob esse ponto de vista, basta derreter um pouco mais de chocolate 70% em banho maria, e colocar por cima das porções. Com isso, depois de um tempo, o chocolate terá endurecido e pão de mel estará pronto.
Leia mais: Bolo de maçã com nozes e canela: aprenda a fazer essa maravilha numa versão mais leve e nutritiva