Mamica de Cadela auxilia na psoríase e mais; conheça

Com um nome bastante peculiar, a mamica de cadela é uma planta comum em algumas regiões do Brasil. Ela é famosa especialmente por suas propriedades medicinais voltadas à pele. Conheça, no SaúdeLab, mais sobre ela e os seus diversos usos.

Mamica de cadela: O que é?

Ela corresponde a uma planta típica do serrado brasileiro, de modo que é comum especialmente no Centro-Oeste. O arbusto, cujo nome científico é Brosimum gaudichaudii, chega a alcançar 4 metros de altura e produz frutos bastante utilizados na medicina popular.

Também conhecida como mama-cadela, algodão do campo, amoreira do campo, inharé, conduru, espinho de vintém, apé e mururerana, ela é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

Para que serve o chá de mamica de cadela?

Os frutos dessa planta são úteis especialmente para o tratamento de doenças da pele. Isso ocorre porque a mama-cadela promove a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. Mas não é só isso! Essa planta medicinal também é útil para outros tratamentos, uma vez que ela combate a má circulação sanguínea, atua contra problemas na respiração e contra inflamações.

Além disso, possui ação depurativa, anti-helmíntica e antimicrobiana. Em outras palavras, as propriedades medicinais da planta fazem dela uma aliada contra parasitas como vermes, fungos, bactérias, etc.

Mamica de cadela
Mamica de cadela. Foto: Canva PRO

Como fazer o chá?

A forma mais comum de uso da mamica de cadela é pelo preparo do chá com suas folhas e ramos. Para repará-lo, siga esses passos:

  • Primeiramente, ferva 1 litro de água;
  • Em seguida, disponha em uma panela 1 xícara (chá) com folhas e ramos da planta;
  • Logo depois, cubra as partes da planta com a água;
  • Deixe a mistura descansar por 1 dia (24 horas);
  • Por fim, coe a bebida.

Indica-se o consumo de até 2 xícaras de chá de mamica de cadela por dia.

Leia também: Vinagreira: conheça 11 benefícios, saiba como usar e efeitos colaterais

Quais os efeitos colaterais?

O consumo desta planta, seja em chás, cápsulas, extratos secos ou diretamente sobre a pele, também possui efeitos colaterais negativos. Por isso, é importante que o uso dela se restrinja às indicações médicas.

Dentre os efeitos que o uso da planta pode causar estão o envelhecimento das células da pele (fotoenvelhecimento), da mesma forma que ocorre pela exposição exagerada à luz do sol sem a devida proteção.

Além disso, o consumo exagerado da planta também pode aumentar os riscos de desenvolvimento de tumores na pele. Desse modo, deve ser feito com parcimônia e sob a indicação de um médico.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas e receitas! Clique aqui!

É possível fazer uso para vitiligo?

Sim, um dos principais usos da mamica de cadela é para o tratamento do vitiligo, que afeta a coloração da pele. Contudo, é importante que somente haja a aplicação da planta após a prescrição médica.

É possível fazer uso para psoríase?

Sim, é possível. Todavia, assim como acontece em relação ao vitiligo, o uso da mamica de cadela deve se restringir às situações em que houver indicação médica.

Só é usado como chá ou pode usar de outra forma?

Além do chá, a planta também se apresenta em cápsulas e em extratos secos. Igualmente, ela pode ser utilizada com aplicação direta sobre a pele.

Leia mais: Gordura no fígado: conheça 5 CHÁS que ajudam a resolver o problema

Compartilhe este conteúdo
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

plugins premium WordPress

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS