Book Appointment Now
Mamica de Cadela auxilia na psoríase e mais; conheça
Com um nome bastante peculiar, a mamica de cadela é uma planta comum em algumas regiões do Brasil. Ela é famosa especialmente por suas propriedades medicinais voltadas à pele. Conheça, no SaúdeLab, mais sobre ela e os seus diversos usos.
Mamica de cadela: O que é?
Ela corresponde a uma planta típica do serrado brasileiro, de modo que é comum especialmente no Centro-Oeste. O arbusto, cujo nome científico é Brosimum gaudichaudii, chega a alcançar 4 metros de altura e produz frutos bastante utilizados na medicina popular.
Também conhecida como mama-cadela, algodão do campo, amoreira do campo, inharé, conduru, espinho de vintém, apé e mururerana, ela é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
Para que serve o chá de mamica de cadela?
Os frutos dessa planta são úteis especialmente para o tratamento de doenças da pele. Isso ocorre porque a mama-cadela promove a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. Mas não é só isso! Essa planta medicinal também é útil para outros tratamentos, uma vez que ela combate a má circulação sanguínea, atua contra problemas na respiração e contra inflamações.
Além disso, possui ação depurativa, anti-helmíntica e antimicrobiana. Em outras palavras, as propriedades medicinais da planta fazem dela uma aliada contra parasitas como vermes, fungos, bactérias, etc.
Como fazer o chá?
A forma mais comum de uso da mamica de cadela é pelo preparo do chá com suas folhas e ramos. Para repará-lo, siga esses passos:
- Primeiramente, ferva 1 litro de água;
- Em seguida, disponha em uma panela 1 xícara (chá) com folhas e ramos da planta;
- Logo depois, cubra as partes da planta com a água;
- Deixe a mistura descansar por 1 dia (24 horas);
- Por fim, coe a bebida.
Indica-se o consumo de até 2 xícaras de chá de mamica de cadela por dia.
Leia também: Vinagreira: conheça 11 benefícios, saiba como usar e efeitos colaterais
Quais os efeitos colaterais?
O consumo desta planta, seja em chás, cápsulas, extratos secos ou diretamente sobre a pele, também possui efeitos colaterais negativos. Por isso, é importante que o uso dela se restrinja às indicações médicas.
Dentre os efeitos que o uso da planta pode causar estão o envelhecimento das células da pele (fotoenvelhecimento), da mesma forma que ocorre pela exposição exagerada à luz do sol sem a devida proteção.
Além disso, o consumo exagerado da planta também pode aumentar os riscos de desenvolvimento de tumores na pele. Desse modo, deve ser feito com parcimônia e sob a indicação de um médico.
Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas e receitas! Clique aqui!
É possível fazer uso para vitiligo?
Sim, um dos principais usos da mamica de cadela é para o tratamento do vitiligo, que afeta a coloração da pele. Contudo, é importante que somente haja a aplicação da planta após a prescrição médica.
É possível fazer uso para psoríase?
Sim, é possível. Todavia, assim como acontece em relação ao vitiligo, o uso da mamica de cadela deve se restringir às situações em que houver indicação médica.
Só é usado como chá ou pode usar de outra forma?
Além do chá, a planta também se apresenta em cápsulas e em extratos secos. Igualmente, ela pode ser utilizada com aplicação direta sobre a pele.
Leia mais: Gordura no fígado: conheça 5 CHÁS que ajudam a resolver o problema