Ginseng: conheça seus benefícios e as melhores combinações

Conheça planta medicinal oriental cheia de benefícios à saúde

O Ginseng é um velho conhecido da medicina oriental e caiu no gosto de pessoas de todo o mundo nos últimos anos. Mas o que exatamente ele é, quais são os seus benefícios e como consumi-lo? Confira as respostas para essas perguntas hoje, no SaúdeLab.

O que é Ginseng?

Uma planta herbácea amplamente utilizada na fitoterapia com o nome científico de Panax Ginseng L. É utilizado há milênios na medicina chinesa e é rico em compostos ativos importantes para a saúde e para o bem-estar. Geralmente, a parte maus utilizada são as raízes que são ricas em ginsenosídeos que possuem diversos benefícios à saúde, como vamos ver a seguir.

Saiba para que serve se o benefícios do ginseng

Essa erva oriental possui uma série de benefícios à saúde, os quais são bastante variados. Conheça, então, alguns dos principais:

  • Combate ao estresse;
  • Ação antioxidante, que protege as células contra radicais livres e contra o envelhecimento precoce;
  • Poder energético, permitindo maior disposição no dia a dia;
  • Prevenção contra transtornos de humor;
  • Proteção do sistema imunológico e estímulo à produção de células de defesa;
  • Anti-inflamatório;
  • Auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue;
  • Aumento do colesterol bom (HDL) no sangue;
  • Regula a pressão arterial;
  • Melhoria no desempenho sexual;
  • Diminui efeitos colaterais de tratamentos como a quimioterapia.

Leia também: Guaraná em pó: conheça os benefícios e malefícios

Como consumir o Ginseng?

É possível consumi-lo tanto em cápsulas, sozinho ou em combinações com outros ingredientes naturais, quanto na forma natural, em chá.

Ginseng
Ginseng. Foto: Canva PRO

Conheça combinações da erva oriental e varie ao consumi-la

Ainda, saiba que é comum encontrar o produto oriental em combinações com outros ingredientes benéficos à saúde. Veja algumas delas.

Com Gingko Biloba

É comum encontrar o Ginseng combinado ao Gingko Biloba em cápsulas. Este corresponde a outra planta medicinal oriental e é um aliado do bem-estar, na medida em que promove a circulação sanguínea e combate distúrbios circulatórios.

Além disso, quando combinados os ingredientes atuam em favor do combate ao estresse, às dores e ao cansaço, assim como na melhoria na memória.

Com Maca Peruana

A Maca Peruana, um vegetal crucífero típico do Peru, também é comercializada combinada ao Ginseng. Ela estimula a produção de hormônios sexuais, aumenta a vitalidade e combate os efeitos da menopausa.

Juntos, os ingrediente aumentam o desempenho sexual, a energia física e ajudam no ganho de massa muscular. Igualmente, são excelentes para a memória e a concentração.

Com Guaraná

Outra combinação comum é do Ginseng com o Guaraná em Pó. Este último se caracteriza por ser um excelente estimulante físico e mental, atuar em favor do foco e do desempenho em exercícios.

Quando juntos, atuam em contra o excesso de glicose e de colesterol no sangue. Igualmente, ajudam na concentração e no combate ao estresse.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Com Limão

Assim como o Ginseng, o limão também é um excelente produto antioxidante. Portanto, ele combate radicais livres e o envelhecimento precoce das células.

Juntos, eles protegem o sistema imunológico e a integridade das células. É possível, aliás, encontrá-los me cápsulas ou realizar chás combinando ambos os ingredientes.

Ginseng com Catuaba

Por fim, também é possível encontrar o produto oriental combinado à catuaba. Ela, da mesma forma como a Maca Peruana, possui efeito estimulante e combate a impotência sexual.

Juntos, então, eles promovem o bem-estar sexual, combatem o estresse e melhoram o sistema circulatório.

Leia mais: Benefícios da aroeira: saiba o que essa planta medicinal pode fazer pela sua saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação