Vinagreira: conheça 11 benefícios, saiba como usar e efeitos colaterais

A planta arbustiva de caule variando entre as cores verde, roxo e vermelho, tem crescimento anual e pode chegar a ter 3 metros de altura.

A Vinagreira, ou Hibiscus sabdariffa, é uma planta bastante conhecida no Brasil. Originária na África, a era foi trazida por povos escravizados para o Maranhão, e de lá se espalhou para diversas regiões do país. A Vinagreira também é conhecida como quiabo-róseo, caruru-azedo e rosélia. Hoje o SaúdeLAB te informa sobre as propriedades dessa planta medicinal riquíssima em benefícios.

Em relação às suas aplicações, elas podem ser várias. A Vinagreira pode ser usada como corante natural, para decoração, e também para melhorar a saúde de quem a consome. Além disso, a erva é uma das mais usadas na culinária maranhense, sendo introduzida em muitos pratos típicos.

As características da Vinagreira

A planta arbustiva de caule variando entre as cores verde, roxo e vermelho, tem crescimento anual e pode chegar a ter 3 metros de altura.

Os aspectos do florescimento da vinagreira são importantes, visto que se ocorrer em dias curtos as folhas vão ter três lobos até o estágio reprodutivo. Já em dias longos, as folhas se formarão com cinco lobos em todos os estágios.

As condições climáticas mais adequadas para o seu desenvolvimento são regiões quentes e com chuvas bem distribuídas. Temperaturas mais baixas não são favoráveis ao crescimento da Vinagreira.

Veja também: Benefícios da aroeira: saiba o que essa planta medicinal pode fazer pela sua saúde

Quais os benefícios da Vinagreira?

bebidas com vinagreira
O uso da vinagreira em bebidas saudáveis. Canva PRO

A Vinagreira é bastante conhecida por suas características diuréticas, de combate à pressão alta e anti-inflamatória. A lista com 11 benefícios vai te convencer a usá-la na sua alimentação saudável. Conheça alguns benefícios dessa erva:

  • alta concentração de proteínas em sua composição, podendo ser consumida por veganos e vegetarianos;
  • combate à anemia ferropriva, pois é rica em ferro;
  • é ótima para a pele, visto que contém fósforo, mineral necessário para produção de colágeno e elastina;
  • anti-inflamatória, devido ao ácido protocatechuico;
  • função antioxidante, já que é bem concentrada em vitamina C e betacaroteno
  • diurética;
  • ajuda a controlar a pressão alta, devido à sua alta dose de potássio ;
  • indicada para prevenção de problemas oftalmológicos, já que possui vitamina A;
  • evita o surgimento da constipação, pois tem bastantes fibras;
  • boa para a hidratação do cabelo, por possuir vitamina A;
  • fornece diferentes aminoácidos essenciais, como arginina e leucina.

Como usar essa planta medicinal

A Vinagreira pode ser usada para decoração de jardins, por exemplo, sendo uma excelente planta ornamental. Além disso, como dito, fornece diversos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo humano, o que pode ser aproveitado em forma de chá ou sucos, por exemplo.

Para pessoas que possuem furúnculos, rachaduras no pé ou feridas, pode-se fazer um emplastro com as folhas quentes da Vinagreira para passar no local e ter benefícios cicatrizantes.

Outra aplicação bastante difundida é sobre seu uso na culinária. Ela pode ser usada na produção de geléias, o que se dá a partir do seu fruto. Já do cálice, e também das folhas, pode-se fabricar sucos.

A Vinagreira pode fazer parte de receitas, sendo servida com camarões, em saladas ou batatas. Assim como no famoso “arroz de cuxá”, que consiste em folhas de Vinagreira cozidas, acompanhadas de arroz e peixe. A criatividade está liberada para montar pratos deliciosos com a erva.

Os efeitos colaterais

O consumo excessivo do chá ou da Vinagreira de outras formas, pode ocasionar sintomas como diarreia, vômito e tontura. Por isso, é importante estar atento à quantidade ingerida e evitar efeitos colaterais.

As contraindicações

  • mulheres gestantes ou amamentando;
  • pessoas com problemas cardíacos.

Veja também: Confira a melhor forma de usar o limão como planta medicinal, ele nunca pode faltar

LARANJA MORO EMAGRECE mesmo? Descubra agora os EFEITOSe os seus efeitos no emagrecimento

Muito tem se falado sobre essa fruta. Uma vez que, ela está sempre associada à perda de peso e qualidade de vida. O que tem gerado a curiosidade de diversas pessoas que desejam emagrecer.

Pensando nisso, no vídeo de hoje, o SaúdeLab vai lhe contar sobre seus efeitos e benefícios à saúde. Então, continue o vídeo até o final para conferir.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação