Book Appointment Now
Conheça os principais tipos de abdominal e quantas fazer para ter resultado
Você sabe quais são os principais tipos de abdominal? Este é um importante exercício para a região do abdômen, especialmente para quem deseja conquistar uma barriga durinha e definida. Conheça as principais variações, no SaúdeLab, e tire dúvidas sobre a atividade!
Conheça os principais tipos de abdominal
Existem inúmeros tipos de abdominais. Cada um deles foca em uma parte diferente da musculatura presente no abdômen. Desse modo, todos são importantes.
Abdominal bicicleta
Esse é um dos principais tipos de abdominal. Ele consiste no uso de pernas e braços, sendo que o cotovelo direito vai em direção ao joelho esquerdo, alternando-se pelo movimento em que o cotovelo esquerdo se aproxima do direito.
Abdominal tradicional
Corresponde ao exercício feito com as mãos na parte de trás da cabeça e joelhos semiflexionados, com os pés apoiados ao chão. O atleta deve retirar os ombros do chão e ir em direção aos joelhos.
Abdominal reverso
Outro dos tipos de abdominal é o reverso. Neste caso, ao invés de retirar os ombros e a região superior do chão, são os pés que são erguidos, de modo que os glúteos também se afastam do chão.
Prancha
Este é um tipo de abdominal que é estático. Neste caso, apoiam-se mãos (ou mãos e cotovelos) e pés (ou pés e joelhos) no chão, mantendo a posição estável e reta como uma prancha, com os músculos do abdômen devidamente contraídos.
Quantos tipos de abdominais preciso fazer por dia para ter resultado?
Isso varia de acordo com seu grau de destreza nos exercícios, assim como com o corpo de cada pessoa. Portanto, não é possível determinar um número certo que se aplique para todos.
Contudo, aqui fica uma dica que veremos com maiores detalhes abaixo: busque fazer os tipos de abdominal de acordo com a exaustão dos músculos, e não por número de repetições. Além disso, evite praticar a atividade diariamente.
Leia também: Benefícios do Burpee: conheça atividade que queima muitas calorias
Posso fazer abdominal todos os dias?
Não. Quem deseja conquistar músculos fortes e definidos na região do abdômen deve evitar treinar a região todos os dias. O descanso, afinal, é ideal para que a musculatura se recupere e, também, evolua.
Dessa maneira, indica-se que haja, entre um treino e outro, 48 a 72 horas de descanso. Neste período, então, você pode apostar no treino de outros grupos musculares, como pernas e braços.
Dicas para obter resultados com os diversos tipos de abdominal
Por fim, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a obter importantes resultados no seu treino de abdômen. Confira quais são e pratique-as.
Não conte repetições
O ideal é não contar repetições dos exercícios, mas fazê-lo até sentir a fadiga extrema do músculo, que é indispensável para o desenvolvimento muscular.
Aumente a amplitude dos diferentes tipos abdominais
Também é importante ao praticar abdominais que você aumente a amplitude deles. Ou seja, faça movimentos maiores e que exijam mais dos seus músculos.
Lembre-se da dieta
De nada adianta fazer vários tipos de abdominal se você não pratica, junto a eles, uma dieta saudável. Assim, aposte em uma alimentação equilibrada e repleta de nutrientes! Afinal, os músculos somente aparecerão após a queima da gordura que os cobre.
Pratique exercícios cardiovasculares
Alternadamente aos abdominais, busque praticar exercícios cardiovasculares. Isto é, que aumentam a circulação sanguínea e os batimentos cardíacos. Eles são indispensáveis para a queima de gordura.
Mantenha a musculatura contraída durante as atividades
Por fim, nossa última dica é manter a musculatura do abdômen contraída durante a execução dos diferentes tipos de abdominal. Isso a ajuda a trabalhar de melhor forma.
Leia também: Agachamento Búlgaro: conheça o exercício e saiba como fazer