Embalagem para congelar alimentos: saiba como escolher o tipo ideal

A princípio, congelar alimentos é uma tarefa indispensável no nosso dia a dia. Através dela, podemos aproveitar muito mais as comidas que compramos, e evitar quaisquer desperdícios. Mas para que tudo isso seja possível, é necessário saber como manter o alimento armazenado quando for congelar ele. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda tudo sobre embalagem para congelar alimento para saber como escolher o tipo ideal.

De antemão, a grande maioria das pessoas que já está acostumada a congelar alimentos utiliza sempre os mesmos recipientes para essa tarefa. Contudo, cada recipiente possui um tipo de aplicação, e cada alimento possui uma embalagem e material mais apropriados para ser armazenado. Logo, para evitar que o congelamento não funcione ou que a comida seja comprometida, é importante entender mais sobre os recipientes que você utiliza.

Principais opções de recipientes para congelamento

  • Potes: sem dúvidas, a forma mais comum de armazenar alimentos, seja fora ou dentro da geladeira, é colocando eles dentro de potes. Existem uma infinidade de tipos de potes, feitos de diferentes materiais e com múltiplos tamanhos. Eles servem quase que para todo tipo de comida, e podem ser perfeitos para congelar, especialmente se eles possuírem uma tampa hermética.
  • Sacolas plásticas: no caso, não se trata de sacolas plásticas comuns, e sim das que são apropriadas para o uso culinário. Inclusive algumas possuem um fecho hermético permitindo que o alimento tenha ainda menos contato com o meio externo. Elas são comumente usadas para armazenar frutas e legumes, picados ou não.
  • Marmitas: na maioria das vezes, as embalagens de marmita são feitas de isopor ou de alumínio, materiais que podem sim ser bons para congelar alimentos. No caso, elas são muito boas para armazenar refeições prontas.
  • Plástico filme: apesar de não ser um recipiente em si, é muito comum ver pessoas enrolando frutas, vegetais e outras comidas em plástico filme, e guardando no congelador, o que de fato pode manter o alimento conservado. Porém vale ressaltar que o plástico filme também é muito usado para cobrir refratários com comida, por exemplo, mesmo não sendo uma vedação perfeita.

Cuidados com os materiais dos recipientes

Tendo em mente as principais opções de recipientes para congelar alimentos, é preciso ficar por dentro dos cuidados que cada material precisa. As marmitas, por exemplo, podem ser feitas de isopor ou alumínio, conforme fora dito. Ambos os materiais são bons para o armazenamento se a embalagem for própria para o congelamento. Entretanto, além de ser descartável, esse tipo de recipiente não pode ser esquentado direto no micro-ondas.

Em relação recipientes de plástico, que é o caso das sacolas, plástico filme e a grande maioria dos potes, eles podem sim ser seguros e eficiente para congelar alimentos. Porém é necessário ficar atento com o a qualidade e tipo de plástico, visto que alguns podem ser tóxicos Por fim, vale mencionar que também existem potes de vidro e porcelana, considerados os melhores materiais para armazenar alimentos, mas precisam de cuidado ao descongelar.

Qual é o melhor opção de recipiente para congelar alimentos?

Agora que você sabe mais sobre os diferentes tipos de recipientes e materiais dos quais eles são feitos, resta apenas aprender qual é a melhor alternativa para congelar alimentos. No caso, conforme fora dito, o vidro é o melhor material para ficar em contato com o alimento, fazendo com que um pote de vidro, preferencialmente com tampa hermética, seja a opção mais segura, desde que você não submeta ele a mudanças bruscas de temperatura.

Mas atenção, a escolha de embalagens de qualidade é o primeiro passo para garantir segurança nos seus alimentos congelados. Portanto, caso esteja procurando embalagens para congelar tenha em mente que elas não são baratas e precisam ser de uma marca confiável. Além disso, precisam contem claramente informações que poder ser levadas ao freezer e todos os cuidados para manter a integridade delas.

A vantagem é que, ao pagar um valor mais alto você entende como um investimento, pois terá o produto por mais tempo e seus alimentos armazenados com mais segurança.

Leia mais: Congelamento de Alimentos: conheça os segredos para fazer do jeito certo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915