Pode ou não congelar inhame? Qual a melhor maneira de conservar ele?

Fique por dentro de dicas para congelar o inhame e mantê-lo bem conservado

Sem dúvidas, congelar alimentos é uma das melhores formas de manter eles bem conservados, e por um longo período de tempo. Porém existem determinados tipos de comidas que não podem ser congeladas de qualquer maneira. Esse é o caso do inhame, que necessita de cuidados especiais para não estragar. Sendo assim, venha com o  SaúdeLab e aprenda se pode ou não congelar inhame, e qual a melhor maneira de conservar ele.

De maneira geral, alimentos naturais costumam estragar com bastante facilidade. Logo, é importante saber conservar eles corretamente. No caso do inhame, por ser um tubérculo, ele acaba sendo um pouco mais resistente que outros alimentos naturais. Mas ainda assim é bom saber como conservar congelar inhame corretamente, e evitar o desperdício dele.

Passo a passo para congelar inhame

  1. Comece higienizando e descascando o inhame para reservar.
  2. Coloque bastante água em uma panela e leve ela sob o fogo alto.
  3. Enquanto isso, corte o inhame reservado em pedaços médios.
  4. Quando a água da panela estiver fervendo, coloque nela os pedaços de inhame.
  5. Aguarde cerca de 3 minutos para cozinhar um pouco o inhame.
  6. Passado o tempo, coe a água da panela e leve o inhame para uma tigela ou travessa.
  7. Encha a tigela com água gelada e gelo para esfriar o inhame mais rapidamente.
  8. Depois de mais 3 minutos, coe bastante a água e deixe os pedaços de inhame em uma peneira.
  9. Quando o inhame estiver bem seco, coloque ele em um recipiente de sua preferência.
  10. Por fim, leve o recipiente para o congelador.

Leia mais: Como fazer para congelar temperos frescos? Saiba como conservar salsa e a cebolinha

Detalhes importantes sobre o congelamento

De antemão, existem dois detalhes importantes para congelar inhame corretamente. O primeiro deles é o uso da água gelada logo depois do inhame sair da água quente. Sem essa mudança brusca de temperatura, o cozimento do inhame pode continuar mesmo com ele fora da água fervente. Ou seja, a água gelada é responsável cortar esse cozimento, garantindo que o inhame permaneça no ponto ideal para o congelamento.

Outro fator que precisa de atenção é o recipiente em que o inhame será armazenado. Conforme fora dito, ele pode sim ser colocado em um recipiente de sua preferência para ser levado ao congelador. Mas o ideal é que você utilize um pote de qualidade e com tampa, para garantir a vedação. Outra opção é colocar o inhame em sacolas plásticas apropriadas, e amarrar elas bem, com a menor quantidade possível de ar dentro dela.

Utilize o congelamento apenas se for demorar para a usar o inhame

Por fim, é importante salientar que, mesmo que congelar inhame seja a forma de conservação mais eficiente para ele, não é sempre que você precisar usar ela. Caso você pretende usar o inhame dentre de algumas poucas semanas, é possível apenas colocar ele, cozido ou in natura, dentro de um pote e levar para a geladeira, onde as propriedades podem ser mais conservadas. Já no congelador, por mais que ele possa durar por até 6 meses, ele perde mais de suas características originais.

Leia mais: O que é preciso fazer para congelar berinjela da maneira correta?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação