Fez uma tatuagem? Conheça 10 alimentos que você não deve consumir

Existe uma série de cuidados importantes que devemos tomar ao fazer tatuagem

Com o passar do tempo, as tatuagens foram deixando de ser mal vistas e se tornaram algo bastante popular. Na verdade, atualmente, pode-se dizer que elas estão bem nada moda. Mas antes de fazer uma tatuagem, é preciso ter em mente que ela requer cuidados, inclusive na alimentação. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te apresentar 10 alimentos que podem prejudicar as tatuagens.

À primeira vista, as que pessoas que acabaram de fazer sua primeira tatuagem, ou ainda pretendem fazer, costumam pensar que a única atenção que ela precisa é com a pele. De fato, para garantir uma tatuagem de qualidade, é preciso cuidar bem da pele. Porém o que poucos sabem é que, como a nossa alimentação está diretamente ligada com a saúde da nossa pele, ela pode influenciar nos processos de cicatrização necessários para as tatuagens.

Alimentos proibidos ao fazer uma tatuagem

De maneira geral, alimentos muito gordurosos ou oleosos, ou que contém muito sal em sua composição costumam ser um problema para as tatuagens. Isso se dá pelo fato de que eles favorecem os processo inflamatórios da pele, o que atrapalha a cicatrização e, consequentemente, acaba por prejudicar as tatuagens. Portanto, é importante evitar o consumo de alimentos como:

  1. Salame
  2. Carne de porco
  3. Frituras
  4. Fast-food
  5. Manteiga

Ao mesmo tempo, alimentos que são muito açucarados, ou de alto índice glicêmico, também podem prejudicar as tatuagens. Juntamente com bebidas alcóolicas, eles acabam atrasando o processo de cicatrização. Isso aumenta o risco de possíveis infecções, que afetam tanto a tatuagem quanto a saúde da pele como um todo. Sendo assim, evite também o consumo das seguintes comidas:


Compartilhe:

  1. Refrigerante
  2. Macarrão
  3. Pão
  4. Cerveja
  5. Chocolate

Leia mais: Qual o tempo para a tatuagem cicatrizar totalmente? Confira agora!

O que comer para não prejudicar as tatuagens?

Felizmente, da mesma forma que alguns alimentos podem dificultar a cicatrização de tatuagens, também existem aqueles que são grandes aliados desse processo. No caso, enquanto os alimentos gordurosos, açucarados, salgados e oleosos costumam prejudicar as tatuagens, carnes mais leves, frutas e legumes tendem a favorecer elas. Com isso, se você fez uma tatuagem recentemente, procure consumir nos próximos dias alimentos como:

  • Castanha-do-pará
  • Grão-de-bico
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Patinho
  • Tomate
  • Rúcula
  • Laranja
  • Berinjela
  • Filé mignon
  • Carnes brancas

Outros cuidados importantes com as tatuagens

Conforme fora dito, os cuidados com a pele também são imprescindíveis para que uma tatuagem cicatrize bem, e eles devem começar assim que você sair do estúdio. No caso, o primeiro cuidado é com a proteção da tatuagem. Muitos tatuadores colocam um plástico filme sobre ela, porém você não deve ficar com ele por muito tempo. O ideal é que você retire ele no primeiro ou segundo dia, e coloque um novo apenas quando houver a chance de você esbarrar a tatuagem em algum lugar sujo.

Quando você já estiver em casa, certifique-se de manter a tatuagem sempre higienizada e hidratada. Na limpeza, utilize água gelada, sabonete líquido neutro e um papel toalha limpo. Já para a hidratação, procure usar pomadas ou cremes hidratantes que não sejam oleosos. Por fim, também é preciso evitar a exposição solar, para que os Sol não afete a tatuagem, e locais como piscinas, pois podem favorecer uma possível contaminação.

Continuar a leitura: Como remover tatuagens, queloides e cicatrizes de acne?


Siga-nos:
  • Google News
    Gnews
  • Grupo no WhatsApp
    Whatsapp
  • Canal no Telegram
    Telegram

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação