Flacidez? Dores? Descubra o que pode prejudicar o colágeno e quais alimentos podem realmente ajudar

A princípio, você provavelmente já sabe que o colágeno é um importante componente da nossa pele. Porém melhor que reconhecer essa importância é aprender sobre os fatores que podem favorecer ou prejudicar o colágeno da nossa pele. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra o que pode prejudicar o colágeno, e quais alimentos podem ajudar ele de fato.

Atualmente, cada vez mais pessoas têm procurado por melhores cuidados com a pele. A partir disso, diversos produtos e técnicas de skincare foram se popularizando, o que felizmente pode trazer diversos benefícios. Mas utilizar produtos para a pele pode não ser o suficiente para garantir a saúde e aparência dela. Estes dependem de muitos outros fatores, como a nossa alimentação e nosso acesso ao colágeno, por exemplo.

O que a falta de colágeno pode causar?

De antemão, o colágeno é uma proteínas extremamente abundante no nosso corpo. Conforme fora dito, ele está associado a saúde e beleza da pele. Porém ele também é um componente importante para outras partes do nosso corpo. Infelizmente, a partir dos 20 ou 25 anos, a quantidade de colágeno começa a diminuir naturalmente. Logo, ao atingirmos essa idade, precisamos redobrar a atenção nesse assunto.

Sob esse ponto de vista, quando não conseguimos preservar ou favorecer o colágeno do nosso corpo, começam a surgir problemas. Dentre eles está o desgaste das cartilagens, que costuma ser uma das causas para dores nas articulações. Ademais, a pele acaba sofrendo mais o envelhecimento, aparecimento de rugas e linhas de expressão, enquanto os músculos e tendões são enfraquecidos.

Leia mais: É possível repor o colágeno perdido? Qual a melhor forma de amenizar o envelhecimento da pele

O que pode prejudicar o colágeno?

  • Exposição solar: por mais que os raios solares sejam importantes para a nossa saúde, especialmente para a síntese de vitamina D, eles também podem ser problemáticos. Dependendo da exposição, a radiação dos raios solares acaba diminuindo a produção de colágeno do corpo.
  • Tabagismo: um dos incontáveis problemas do cigarro para a saúde é que ele é capaz de prejudicar a pele através da destruição do colágeno. Por isso pessoas fumantes costumam ter a pele mais enrugada que o normal, e em piores condições do que pessoas não fumantes da mesma idade.
  • Consumo excessivo de açúcar: por incrível que pareça, o excesso de açúcar no corpo favorecer processos que tornam as fibras de colágeno mais rígidas. Esse efeito é similar à uma corrosão, de forma que o corpo tem bastante dificuldade em corrigir o problema.

Estes são apenas alguns dos fatores que podem prejudicar o colágeno da pele e corpo. Porém vale mencionar que o sedentarismo, alcoolismo e falta de sono também podem estar relacionados a esse problema, visto que eles pioram a qualidade de vida e saúde geral consideravelmente.

Quais são os alimentos que favorecem o colágeno?

Por fim, agora que você sabe da importância do colágeno para a pele e organismo, e quais fatores podem prejudicar o colágeno, resta apenas saber como melhorar ele. Ao contrário do que muitos pensam, as cápsulas de colágeno não ajudam efetivamente na produção e manutenção dele. Na realidade, a melhor alternativa é adotar uma alimentação balanceada e que seja rica em nutrientes como vitaminas A e C, polifenóis, zinco, cobre, enxofre e proteínas de alta qualidade. Sendo assim, confira a seguir alguns alimentos que são fontes desses nutrientes:

  • Caldo de osso
  • Feijão
  • Tomate
  • Limão
  • Alho
  • Pimentão vermelho
  • Castanha-de-caju
  • Laranja
  • Peixe
  • Ovo
  • Frango
  • Frutas vermelhas
  • Vegetais folhosos

Leia mais: Conheça os tratamentos ideais para repor o colágeno e a flacidez da pele de mulheres maduras

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915