Álcool de Cereais: para que serve? Veja as diferenças para o tradicional, e quando usá-lo

De antemão, você provavelmente já sabe que existem diferentes tipos de álcool, e cada um possui sua utilidade. Afinal, o álcool que usamos para abastecer o carro não é o mesmo que está presente em bebidas alcoólicas. Logo, é importante conhecer os diferentes tipos de álcool e suas funções. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o álcool de cereais, e as diferenças dele para o tradicional.

A princípio, o termo álcool se refere à uma classe de moléculas orgânicas, as quais são compostas por átomos de oxigênio, carbono e hidrogênio. Porém no dia a dia, usamos o termo álcool para nos referir a diferentes produtos. Geralmente, na nossa rotina, costumamos empregar álcool como produto de limpeza ou combustível, por exemplo. Mas o álcool de cereais possui funções um pouco diferentes, e que vale a pena conhecer.

Diferenças entre o álcool de cereais e o tradicional

Antes de mais nada, é importante salientar que o álcool com o qual estamos acostumados é o etanol. Você provavelmente já ouviu fala disso, mas a produção desse tipo de álcool é feita a partir da cana-de-açúcar. Ou seja, a cana-de-açúcar serve como matéria-prima desse produto. É justamente nesse aspecto que se encontra a principal diferença entre esses álcoois.

Como o próprio nome já sugere, o álcool e cereais é feito a partir de cereais, como o milho ou arroz. O uso deles como matéria-prima permite a produção de um produto muito mais fino e puro do que o etanol comum. Isso permite que o álcool de cereais possa ser utilizado para propósitos mais delicados.

Leia mais: Como desinfetar a geladeira com 5 dicas práticas e segura

Para que servem esses tipos de álcool?

De maneira geral, o etanol é conhecido popularmente por ser o álcool que abastece os nossos carros. Porém, quando se fala do álcool comum, costumamos pensar no álcool 70, conhecido também por álcool de cozinha. Apesar do nome, ele geralmente é usado para a limpeza de casa de diversas formas.

Por outro lado, o álcool de cereais, por ser mais puro e delicado, acaba tendo muito uso no setor de farmacêuticos e cosméticos. No caso, ele é amplamente usado para produzir essências e perfumes, por exemplo, pois não é capaz de agredir a pele da mesma forma que o álcool comum. Ademais, na indústria farmacêutica, o álcool de cereais é aproveitado em tinturas fitoterápicas e extratos naturais.

Não deixe de ter cuidado durante o manuseio

Por fim, é importante salientar que, se você pretende comprar o álcool de cereais para uso interno, é preciso ter cuidado ao manusear ele. Apesar dele ser realmente mais seguro que o álcool comum, visto que ele é mais delicado e não tem a mesma agressão que a pele, ele não deixa de ser um produto inflamável. Portanto, certifique-se de comprar um álcool de cereais de qualidade, e manusear ele com atenção.

Leia mais: Tábua de Carne: saiba como escolher, manusear e higienizar corretamente

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915