Inhame: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Inhame ou cará como é conhecido em algumas regiões do Brasil, é um tubérculo que pertence ao gênero dioscorea. Originário da África, o inhame foi trazido ao nosso país pelos portugueses que encontraram condições ideais para que se desenvolvesse em nossas terras. Os maiores produtores mundiais do alimento são a Costa do Marfim, Togo, Camarões, Gana e Nigéria. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Quais os benefícios do inhame

O inhame é um tubérculo rico em fibras, dessa maneira ele é ideal para ajudar no combate à prisão de ventre e no controle de níveis de açúcar no sangue. Por conter uma quantidade de carboidratos significativos, ele também contribui para o ganho de massa muscular, fornecendo energia durante o treino.

O alimento também ajuda no controle da pressão, na boa digestão, redução de cólicas, reduzindo as toxinas do organismo e é um dos maiores aliados em dietas para perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade.

o inhame é uma excelente fonte de carboidratos complexos, vitaminas e minerais, e é frequentemente utilizado em receitas tradicionais de sopa, ensopados e pratos principais. O inhame também é rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, o que o torna um alimento nutritivo e saudável para incluir em uma dieta equilibrada.

Como escolher o inhame na hora de comprar

O inhame ideal para consumo são os de raízes pequenas e ralas, além de serem firmes, pois indicam que está pronto para ser preparado. Deve-se evitar inhames enrugados, com fissuras ou machucados. Quando pegar o alimento na mão e o mesmo estiver pontos moles em suas raízes, pode ser um indício de que passou do ponto, dessa forma, deve evitar de ser comprado.

Veja também: Brócolis: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Como armazená-los de maneira correta

benefícios do inhame
benefícios do inhame – Imagem: Canva Pro

Os inhames são alimentos que podem ser conservados de maneira natural, em temperatura ambiente e locais secos, escuros e arejados por até dez semanas. Quando mantidos em geladeira, devem permanecer na parte inferior dentro de sacos plásticos.

Caso queira manter o alimento descascado, deve-se manter em refrigeração dentro de um recipiente com água por um dia e não mais que isso.

Como higienizar o inhame

O inhame deve ser mergulhado e escovado em água para que seja completamente limpo. Após a lavagem é necessário realizar a sanitização com a casca utilizando água sanitária, por aproximadamente quinze minutos. Feito isso basta enxaguar o alimento para retirar todas as substâncias que possam ter permanecido e consumir da forma que desejar.

Como consumir o inhame

O inhame pode ser consumido de diferentes maneiras, no vapor, assado ou cozido. O alimento não é indicado para ser consumido cru, pois pode aumentar o potencial alergênico do consumidor, grávidas e lactantes também devem evitar seu consumo exatamente pelo mesmo motivo.

Para consumir o inhame assado, corte-o em pedaços pequenos, adicione um pouco de azeite e tempere a gosto, e leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos, até ficarem dourados e macios.

Veja também: Benefícios da fruta-pão: veja como consumir de forma segura e saudável

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 362