Pode ou não congelar o grão-de-bico já cozido? Entenda mais sobre

Depois de cozido, é preciso ter alguns cuidados com o grão-de-bico para não estragar

De antemão, o grão-de-bico é um grão bastante nutritivo e saudável, sendo uma excelente adição para alimentação do dia a dia. O problema é que ele costuma sobrar bastante após refeições, sendo importante armazenar ele bem para que não estrague. Com isso, surge a dúvida de se pode ou não congelar o grão-de-bico já cozido. Se você também tem essa dúvida, venha com o SaúdeLab e entenda mais sobre.

Muitas das pessoas que não estão acostumadas a comer vegetais e grãos com frequência não sabem que o grão-de-bico é um alimento versátil. Geralmente, elas pensam que ele só é comido sozinho ou adicionado em saladas, mas na realidade ele pode ser usado em carnes diversas, ou aproveitado para fazer pastas e patês. Com isso, saber como conservar o grão-de-bico é importante para não perder essas formas de uso.

O grão-de-bico pode ser congelado?

Ao contrário do que alguns pensam, é possível sim congelar o grão-de-bico já cozido. Entretanto, por ser um alimento natural, especialmente um alimento que passou por uma cocção, ele precisa de alguns cuidados para que o processo der certo. Se você não seguir esses passos, pode ser que ele dure por menos tempo do que o desejado, ou que ele perca mais de suas propriedades, sabor e textura. Sendo assim, confira o passo a passo a seguir.

Leia mais: Grão de Bico é lowcarb? Conheça os seus benefícios e veja como preparar

Como congelar o grão-de-bico cozido?

  1. Primeiramente, certifique-se de cozinhar o grão-de-bico até que ele fique al dente. Ou seja, o cozimento não pode deixar os grãos nem muito moles e nem muito duros.
  2. Depois de cozinhar o grão-de-bico, deixe ele reservado até que atinja a temperatura ambiente. Se quiser, para acelerar o processo, você pode despejar ele em água gelada, a qual irá interromper o cozimento.
  3. Assim que os grãos tiverem resfriado um pouco, comece colocando eles dentro de sacolas plásticas próprias para uso culinário. No caso, não há necessidade de remover as cascas dos grãos, até mesmo porque muitos dos benefícios e nutrientes deles estão nas cascas.
  4. Enquanto estiver armazenando os grãos nas sacolas, procure separar elas em porções de 150 gramas, que é equivalente a cerca de 1 xícara de grão-de-bico.
  5. Por fim, após armazenar e separar os grãos nas sacolas, amarre elas bem e leve para o congelador.

E como fazer para descongelar os grãos?

Por fim, tão importante quanto saber como congelar o grão-de-bico é saber como descongelar ele. Antes, é importante salientar que o congelamento é ideal apenas se você precisar que os grãos durem por muito tempo, até 3 meses no caso. Mas se você pretende consumir dentro de alguns dias, o ideal é apenas colocar os grãos em potes com tampa e levar para a geladeira. Dito isso, veja agora os passos para descongelar os grãos:

  1. Comece adicionando um pouco de água em uma panela sob o fogo.
  2. Enquanto isso, retire as sacolas do congelador, abra elas e despeje os grãos congelados em um recipiente.
  3. Quando a água da panela levantar fervura, desligue o fogo.
  4. Adicione a água fervente no recipiente com os grãos congelados.
  5. Por fim, aguarde alguns minutos para os grãos descongelarem, e já pode usá-los.

Leia mais: Salada de grão-de-bico com bacalhau: perfeita para qualquer ocasião

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação