Book Appointment Now
Saiba quais as pomadas que a Anvisa definiu que pode voltar ao mercado; veja lista
Desde o ano passado algumas pomadas de cabelo passaram a dar problemas de saúde, nos usuários, levando as pessoas a correr risco de cegueira. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), teve que proibir alguns destes produtos de cabelo. Agora, confira com SaúdeLab, quais as pomadas que a Anvisa definiu para voltar ao mercado.
Pomadas capilares: Anvisa definiu quais deles voltaram ao mercado
Nesta última segunda-feira, 20/03, a Anvisa publicou uma lista de quase mil produtos de cabelo que foram autorizados pela agência a voltar para o mercado. Dentre eles estão pomadas para trançar, modelar e fixar os cabelos que ficaram proibidos no início de fevereiro. A princípio, essa decisão cancelou mais de 600 processos de regularização.
Deste modo as pomadas não estão mais integrando a lista de produtos que estava com interdição cautelar, por conta de relatos de eventos adversos graves relacionados à intoxicação ocular. A Anvisa explicou por que liberou os produtos de cabelo, a mesma explicou que um deles é por conta do avanço da apuração dos casos registrados pela entidade sobre os produtos capilares.
Contudo, em nota a Anvisa esclarece também que a investigação técnica identificou que a maioria dos produtos causa efeitos adversos oculares graves. Principalmente, pela alta concentração da substância Ceteareth-20. Sendo assim, por medida de precaução a mesma decidiu manter a decisão de interdição cautelar para os outros produtos que estejam nessa condição.
No entanto, será permitida a exclusão dessa medida cautelar e o retorno ao mercado de partes dos produtos que apresentarem essa substância com baixa concentração de 20% em suas fórmulas. O documento esclarece que do total de 2.500 produtos regularizados, 930 deles estão em condições de voltar para o mercado e ser comercializados. Nesse sentido, confira a lista completa de produtos que foram liberados pela Anvisa diretamente no site da agência que mantém ela atualizada. Lista completa. (Clique e confira).
Saiba também: Pela segunda vez, os planos de saúde lideram o ranking de reclamações
Problemas oculares
Segundo a reportagem do Estadão, de fevereiro deste ano, 230 pessoas procuraram atendimento médico na cidade de Recife, na região metropolitana de Pernambuco. Os casos estavam relacionados a produtos de beleza que causavam irritação, dor, e inflamação nos olhos. A maioria destes produtos eram pomadas modeladoras para tranças capilares.
De acordo com os relatos notificados pela Anvisa, os efeitos indesejáveis apresentaram casos de cegueira temporária. Assim como forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Inclusive foi registrado um caso onde a paciente apresentou lesão grave nos olhos, algo que deixou a Anvisa em alerta sobre as pomadas capilares.
Veja também: Toma anticoncepcional todos os dias? Saiba os perigos dessa prática para sua saúde