Estudo mostra que limpar o nariz com dedo aumenta o risco de Alzheimer

Tira o dedo do nariz! As nossas mães tinham razão, pois essa advertência faz total sentido, depois que um estudo revelou que este hábito faz mal para saúde. Utilizar os dedos para tirar meleca do nariz com frequência é um hábito natural, mas que mostra perigos. Deste modo, SaúdeLab mostra que limpar o nariz com dedo aumenta o risco de Alzheimer. 

Limpar nariz com dedo aumenta chances de Alzheimer

A princípio, retirar o muco nasal ressecado do nariz, foi objeto de estudo de um grupo de cientistas australianos. Este estudo foi publicado em outubro de 2022, na Nature e eles constataram em camundongos que a exploração nasal pode levar bactérias até o cérebro, por meio dos nervos olfativos. Sendo assim, fizeram a correlação comprovando a infecção do sistema central com o patógeno e o Alzheimer. 

Entenda que quando a C. pneumoniae circula pelo organismo, as células cerebrais resistem produzindo uma proteína chamada beta amiloide. Ou seja, ela é em determinadas concentrações um indicativo de enfermidade neurodegenerativa. No entanto, cutucar o nariz também pode estar associado a outras doenças, uma vez que as mãos podem habitar diversos tipos de bactérias. 

Como praticamente algumas pessoas não têm cuidado de desinfetar os dedos antes de limpar o nariz, então, estamos levando vários riscos para nosso organismo. Assim como, pode causar Alzheimer a mucosa danificada ao enfiar o dedo no nariz poderá provocar uma meningite bacteriana. Uma doença que também pode gerar danos cerebrais, por isso pare de cutucar o nariz! 

Saiba mais: Pela segunda vez, os planos de saúde lideram o ranking de reclamações

Danos para saúde respiratória

Resumindo, limpar o nariz com os dedos além de falta de educação e anti-higiênico, pode fazer mal para saúde. Dado que ficar cutucando de maneira excessiva pode danificar a mucosa nasal, gerando lesões, sangramentos e rompimento do septo nasal. Desta maneira, a pessoa estará gerando consequências graves nos canais do nariz, e pode comprometer a respiração. 

Ademais, dependendo do tamanho do dano causado ao limpar o nariz com dedo, será preciso realizar cirurgia, como uma septoplastia. Sabendo disso, procure corrigir os filhos para que eles deixem este hábito de lado para não comprometer a saúde. No entanto, os adultos também devem parar de manter este gesto nada saudável. Mesmo sem serem observados quando estão em quatro paredes, eles aproveitam para limpar o nariz com o dedo. 

Neste caso todos nós estamos realizando este hábito, porém há uma diferença entre homens e mulheres. Homens realizam tiram meleca do nariz com muito mais frequência do que as mulheres, eles fazem isso com 62% e elas com 51%. Este foi o resultado da consulta feita por Christoph Drösser para o seu livro Wie Wir Deutschen tichen (Como nós, alemães, funcionamos). 

Por fim, entenda definitivamente que o dedo não é a ferramenta ideal para limpar o nariz, para isso é preciso utilizar soro fisiológico e uma seringa sem agulha. Pegue um pouco do soro com a seringa, e aponte para o nariz  e com a cabeça levemente inclinada para frente e com a boca aberta, aplique nas narinas. Ao entrar nas cavidades nasais será eliminado as impurezas, o excesso de muco e o que estiver acumulado. 

Leia também: Hormônio da Felicidade: conheça os alimentos que aumentam a Serotonina e favorecem o bem-estar

 

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 168