Pode comer jaca de noite? Será que faz mal? Descubra!

Será que comer jaca durante a noite realmente pode fazer mal para a saúde?

A primeira vista, a jaca pode parecer uma fruta um pouco estranha, já que ela é espinhosa e bem grande. Isso faz com que muitas pessoas fiquem receosas de consumir ela. Ademais, é dito que comer jaca à noite pode fazer mal para a nossa saúde, mas será que isso é verdade? Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se pode comer jaca de noite ou se faz mal mesmo.

Conforme fora dito, a aparência da jaca faz com que muitas pessoas deixem de consumir ela. O ruim disso é que a fruta possui algumas propriedades que podem ser benéficas para a saúde. Mas assim como é para toda fruta, esses benefícios só podem ser bem aproveitados se você souber como consumir a jaca de forma correta e segura.

Por que dizem que comer jaca de noite faz mal?

A princípio, existe um motivo por trás das pessoas dizerem que comer jaca especificamente a noite pode ser prejudicial. No caso, isso se dá pelo fato de que a jaca contém uma grande quantidade de açúcar e de carboidratos. Porém o excesso de açúcar e carboidratos é prejudicial para a saúde no geral, independente do horário. Então por que a jaca seria um problema especificamente a noite?

De maneira geral, consumir carboidratos e açúcar em grandes quantidades favorece a má digestão e os gases. Com isso, comer jaca a noite, antes de ir dormir, pode resultar em uma noite de sono ruim. Ou seja, acaba sendo pior comer ela a noite do que de dia por causa dessa queda na qualidade do sono. Mas isso não significa que os mesmos problemas não possam ocorrer durante o dia.

Leia mais: Tudo sobre a Jaca: conheça 5 benefícios e quais cuidados necessários

Outros problemas relacionados ao consumo da jaca

Tendo em mente que a jaca possui uma boa quantidade de açúcar e carboidratos, ela consequentemente é uma fruta que deve ser consumida com maior moderação por pessoas diabéticas. Ademais, quem já possui algum problema digestório, ou alguma alergia à fruta, também deve tomar mais cuidado ao comer jaca. Mas vale salientar que, apesar desses problemas, não significa que a fruta não pode ser benéfica para nossa saúde.

Principais benefícios da jaca para a saúde

  • Melhora a saúde do intestino: graças a grande quantidade de água e fibras presentes na jaca, ela pode ser empregada para melhorar consideravelmente a saúde do intestino, favorecendo o trânsito intestinal.
  • Conserva a aparência: um dos principais nutrientes que conserva a beleza da pele, cabelos e unhas é a vitamina A. Felizmente, a jaca é uma fonte desse nutriente, sendo uma aliada na manutenção da aparência.
  • Protege a pele: alguns dos antioxidantes presentes na jaca conferem uma proteção extra à nossa pele, especificamente contra a ação dos raios solares.
  • Ajuda a regular a pressão arterial: o potássio é um dos minerais presentes na jaca em boas quantidades. Ele por sua vez favorece a eliminação do sódio do sangue, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.
  • Fortalece os ossos: tanto o cálcio quanto o magnésio, presentes na jaca, são de extrema importância para a constituição dos ossos. Logo, comer jaca é uma maneira de mantê-los sempre fortes.
  • Melhora a imunidade: diversos nutrientes presentes na jaca, como a vitamina C e minerais, melhoram o funcionamento do sistema imunológico, aumentando nossa proteção contra doenças e microrganismos.

Leia mais: Quais são os benefícios do caqui? Diabético pode comer? Descubra

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação