Tudo sobre a Jaca: conheça 5 benefícios e quais cuidados necessários
Apesar de ser menos consumida que outras frutas, a jaca pode ser muito benéfica
A princípio, a jaca é uma fruta que, quando comparada a banana ou maçã, não é muito popular. O tamanho, aparência e textura dela faz com que muitas pessoas fiquem receosas de consumir. Contudo, existem muitos benefícios da jaca que podem ser proveitosos para o nosso corpo. Sendo assim, para não perdê-los, venha com o o SaúdeLab e veja quais são os benefícios da jaca para a saúde, e se ela tem malefícios.
De maneira geral, as frutas e vegetais costumam ser opções de alimentos muito saudáveis, e que precisam ser incluídas na nossa alimentação para que possamos aproveitar seus benefícios. Entretanto, existem algumas frutas e vegetais que, dependendo das condições de consumo, podem ser prejudiciais. Esse é o caso da jaca, que apesar de muito benéfica, pode fazer mal em alguns casos.
Tabela Nutricional da Jaca
Para entender melhor os benefícios da jaca não podemos deixar de analisar o seu valor nutricional. Portanto, saiba que, a cada 100 gramas de Jaca podemos encontrar:
- Energia: 95 Kcal
- Proteínas: 1,72 g
- Lipídios: 0,64 g
- Colesterol: 0
- Carboidratos: 23,25 g
- Fibra Alimentar: 1,5 g
Os valores obtidos tiveram por base a tabela elaborada pela Escola Paulista de Medicina. Ao observá-los podemos perceber que a Jaca é um alimento, que apesar de ser rico em nutrientes, precisa ser consumido com moderação, afinal, possui uma quantidade considerável de calorias e carboidratos.
Aliás, para aqueles que praticam a dieta low carb, a fruta precisa ser consumida em poucas quantidades e de maneira eventual, para que seus resultados na dieta não sejam afetados.
Leia mais: 16 frutas para dieta low carb: veja como consumir sem culpa
Principais benefícios da jaca para a saúde
- Melhora a saúde do intestino: a riqueza em fibras da jaca é excelente para a manutenção de uma boa saúde intestinal, sendo especialmente útil para quem sofre de constipação.
- Confere proteção para a pele: através de potentes antioxidantes, a jaca consegue proteger a pele de raios ultravioletas do Sol, responsáveis por muitos dos danos que a pele sofre.
- Ajuda a regular a pressão arterial: uma das funções do potássio, nutriente fornecido pela jaca, é atuar na excreção do sódio excessivo do nosso corpo. Este por sua vez é um elemento diretamente ligado ao aumento da pressão arterial, que pode ser controlada justamente pelo consumo de potássio.
- Melhora a saúde da pele e cabelos: juntamente com os antioxidantes que beneficiam a pele, a vitamina A presente na jaca também ajudar a melhorar consideravelmente a saúde dos cabelos e da pele, podendo até mesmo combater quedas de cabelo e acelerar seu crescimento.
- Aprimorar a imunidade: muitos dos nutrientes presentes na jaca, como vitamina C, magnésio e cobre, são aliados no funcionamento do sistema imunológico. Ou seja, consumir a fruta fortalece esse sistema, de forma a nos deixar mais resistentes à determinados problemas de saúde.
De qual maneira a jaca pode trazer malefícios?
À primeira vista, a jaca por si só não é capaz de fazer mal para a nossa saúde. Isso só ocorre quando há uma condição de saúde prévia. Por exemplo, por ter muitos carboidratos, a jaca precisa ser consumida por diabéticos com muito mais moderação. O mesmo vale para pessoas que portam alergia à fruta, ou que sofrem de alguma doenças renal, visto que o potássio da fruta pode se acumular no corpo e causar hipercalemia (excesso de potássio no organismo).
Quais são as melhores formas de consumir a jaca?
Por fim, agora que você conhece os benefícios da jaca, e sabe da importância de se consumir ela com moderação, é preciso conhecer as diferentes formas de comê-la. No caso, para poder aproveitar todos os seus benefícios de forma mais eficiente, o ideal é que você consuma a jaca madura e in natura. Contudo, isso não significa que ela não pode s ser aproveitada em receitas. Na verdade, ao contrário do que muitos pensam, ela pode ser bem versátil.
Quando madura, a jaca pode ser bem doce, o que faz dela uma excelente escolha para receitas doces. Por isso é comum encontrar bombons de jaca ou jaca em calda. Por outro lado, a jaca verde também pode ser muito bem aproveitada, especialmente por veganos. Isso se dá pelo fato de que quando ela ainda está verde, a jaca pode ser desfiada, temperada e refogada para dar origem a uma carne vegana.
Leia mais: Frutas para diabéticos: saiba quais comer e quais evitar?