7 erros mais comuns ao medir a pressão em casa: saiba qual é o jeito certo

A pressão arterial é a medida da força que o sangue exerce nas paredes das artérias enquanto circula pelo corpo. É uma medida importante porque a pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e outros. Nesse sentido, o SaúdeLAB trouxe hoje os 7 erros mais comuns ao medir a pressão em casa! Será que você comete algum deles? Confira abaixo e saiba qual o jeito certo!

Erros mais comuns ao medir a pressão arterial em casa

Medir a pressão arterial regularmente pode ajudar a identificar a pressão elevada antes que se torne um problema de saúde mais grave. A pressão arterial também pode mudar ao longo do tempo, dependendo de vários fatores, como atividade física, estresse e dieta, portanto, meditar regularmente pode ajudar a monitorar a saúde cardiovascular a longo prazo.

Além disso, a pressão arterial é frequentemente medida durante exames médicos de rotina, como check-ups anuais, para ajudar a detectar sinais precoces de problemas de saúde cardiovascular. Medir a pressão arterial também é importante para monitorar a eficácia do tratamento de condições como pressão arterial elevada, cardíaca e doença renal crônica.

Nesse sentido, é super importante saber como verificar a pressão corretamente. Contudo, há 7 erros mais comuns ao medira pressão arterial em casa; saiba quais são.

Leia também: Como aferir Pressão Arterial corretamente?

1. Não aguardar o tempo necessário

7 erros mais comuns ao medir a pressão em casa: saiba qual é o jeito certo
7 erros mais comuns ao medir a pressão em casa: saiba qual é o jeito certo – Imagem: Canva

Não se deve fazer a aferição da pressão arterial logo depois de um esforço físico. Desse modo, é importante esperar uns 5 minutos em repouso para só então verificar.

2. Conversar durante o procedimento

Tanto no consultório médico, como em casa, na hora de medir a pressão arterial é preciso estar quieto, calmo e não conversar no momento. Dessa forma, peça silêncio às pessoas em sua volta e não converse durante a medição, caso contrário, o resultado poderá ser alterado.

3. Medir a pressão com a bexiga cheia

Para medir a pressão é preciso esvaziar a bexiga. Isso é importante porque a bexiga cheia pode comprimir a artéria aorta, que é a principal artéria que leva o sangue do coração para o resto do corpo, podendo levar a um aumento temporário na pressão arterial.

4. Realizar atividade física 1 hora antes de aferir a pressão

É preciso aguardar pelo menos 1 hora após realizar qualquer exercício físico antes de medir a pressão, pois a atividade pode aumentar temporariamente a pressão arterial. Isso ocorre porque durante o exercício, o coração precisa bombear mais sangue para os músculos em atividade e, para fazer isso, a pressão arterial pode aumentar temporariamente.

5. Fumar menos de 30 minutos antes de medir a pressão

O hábito de fumar é completamente prejudicial à saúde e pode levar a diversos problemas de saúde. Além disso, fumar menos de 30 minutos antes de verificar a pressão arterial não é indicado, uma vez que a nicotina ativa o sistema nervoso simpático, aumenta a frequência cardíaca, elevando a pressão arterial.

6. Medir a pressão de pernas cruzadas

Os pés não podem estar cruzados no momento em que se verifica a pressão arterial e devem estar totalmente apoiados no chão. Ademais, as costas também precisam ficar encostadas na cadeira, numa posição confortável.

7. Braço mal posicionado

O braço deve estar apoiado na mesa e na mesma altura do coração. A mão deve estar voltada para cima e a roupa não deve apertar o braço. Seguindo essas dicas é mais que possível evitar os erros mais comuns ao medir a pressão em casa.

Leia ainda: Chá para hipertensão: 5 opções perfeitas para que sofre com pressão alta

Compartilhe seu amor
Daniela Marinho
Daniela Marinho

Especialista em Produção de Conteúdo, atuando com Redação SEO desde 2019.

Artigos: 677