Chocolate faz mal para hemorroida? Saiba aqui se pode consumir sem problemas

A princípio, o chocolate pode ser um dos grandes vilões da nossa saúde. Dependendo do tipo de chocolate e da quantidade que você consome, ele é extremamente prejudicial. Inclusive algumas pessoas dizem que ele faz mal até para hemorroidas, mas será que isso realmente procede? Venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o chocolate faz mal para hemorroida ou não.

Sem dúvidas, poucos problemas de saúde são tão incômodos e inconvenientes quanto as hemorroidas. Dependendo do caso, ela pode ser muito debilitante, comprometendo com a saúde e bem-estar do dia a dia. Logo, quem sofre de hemorroidas precisa estar sempre tomando todo cuidado possível. Isso inclui adicionar e evitar determinados alimentos na dieta, que possam ajudar ou complicar a doença.

O chocolate faz mal para hemorroida ou não?

De maneira geral, as hemorroidas podem ser definidas como uma inflamação que ocorre em veias na região do ânus. Costuma causar bastante dor, inchaço coceira e até sangramentos. Tendo em mente que o ânus é a região afetada, alimentos que interferem na digestão ou na excreção de fezes acabam sendo um problema. Infelizmente o chocolate se enquadra nessa características.

A gordura do leite e o açúcar presentes no chocolate possuem propriedades inflamatórias, o que por si só já seria um problema para a hemorroida e saúde geral. Porém o principal problema é que esses compostos prejudicam o funcionamento do intestino, e afeta o aspecto das fezes. Com a junção desses efeitos, fica claro que o chocolate faz mal para a hemorroida de fato.

Leia mais: Chocolate é remoso? Entenda seu efeitos no corpo e faça escolhas inteligentes

Chocolate faz mal para hemorroida, mas, dependendo do tipo e quantidade será inofensivo

Conforme fora dito, o chocolate pode ser extremamente prejudicial para a saúde dependendo do tipo que você consome. Ou seja, existem determinados chocolates que não farão mal algum nem pra sua saúde e nem para as hemorroidas, se consumidos com moderação claro.

No caso, para que você não tenha que deixar de consumir o doce, basta apenas dar preferência pelos chocolates com maior porcentagem de cacau, sendo ideal os de 70% ou acima. Eles contém uma quantidade muito menor de açúcar e gorduras, e podem até mesmo ser benéficos para a saúde. Mas atenção, o consumo precisa ser moderado. Pois, o excesso de chocolate, mesmo os de concentração acima de 70% cacau podem sim fazer muito mal para hemorroida e evitar que ela cicatrize.

Outros alimentos que afetam a hemorroida negativamente

Agora que você sabe que o chocolate faz mal para hemorroida, resta apenas conhecer outros alimentos que também possam ser problemáticos. No caso, qualquer comida que contenha muito açúcar, sal, gordura e óleos terá um efeito inflamatório agressivo para as hemorroidas, e irá afetar o funcionamento intestinal e formação das fezes . Portanto, veja a seguir alguns exemplos de alimentos a serem evitados:

  • Ketchup
  • Frituras
  • Mostarda
  • Queijos
  • Refrigerantes
  • Fast-foods

Por outro lado, existem também certos alimentos que não necessariamente contém açúcar, gorduras, sal ou óleos, mas que ainda assim são um problema. Como exemplo, é possível citar:

  • Café: quando em excesso, o café prejudica a formação das fezes, deixando elas mais secas. Isso dificulta a evacuação delas, o que consequentemente faz mal para as hemorroidas.
  • Bebidas alcoólicas: o álcool é um substância que reduz a movimentação do intestino e pode ressecar as fezes, piorando a inflamação e desconforto das hemorroidas.
  • Pimenta: um dos principais compostos das pimentas é a capsaicina. Ela é capaz de causar bastante irritação e até queimações no organismo, o que piora o quadro das hemorroidas.

Leia mais: Chá para Hemorroida: descubra as melhores opções para aliviar o incômodo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915