Book Appointment Now
Pão de queijo é remoso? Descubra se esse alimento pode fazer mal para você
Sem dúvidas, o pão de queijo é uma excelente escolha para o café da manhã ou o lanche da tarde. Seja recheado ou não, feito em casa ou comprado na padaria, ele é sempre uma delícia. Mas será que é possível dizer que o pão de queijo é remoso, ou isso é apenas mito? Se você também tem essa dúvida, venha com o SaúdeLab e aprenda se é verdade que o pão de queijo é remoso.
Muito se fala da importância de evitar os alimentos remosos, mas nem todo mundo o porquê dessa importância ou o que eles sequer são. Consequentemente, muitas pessoas não sabem dizer quais alimentos podem ser remosos e, portanto, não sabem o que elas precisam evitar consumir.
O que são os alimentos remosos?
De maneira geral, alimentos remosos são aqueles capazes de prejudicar a nossa saúde, especificamente através de uma ação inflamatória. No nosso organismo, quando os processos inflamatórios são desregulados, podem causar desde problemas de pele, como alergias, até doenças mais graves, como a artrite. No caso dos alimentos remosos, eles costumam estar relacionados com problemas de cicatrização.
A princípio, o que geralmente confere a característica de remoso para um alimento é ter uma grande quantidade de gorduras, sal, óleos refinados ou açúcar. Todos esses elementos, quando em excesso, podem ser inflamatórios para o corpo. Por estarem associados com problemas de cicatrização, os alimentos remosos são contraindicados principalmente para o pós-operatório de um paciente, ou para quem fez alguma tatuagem ou piercing recentemente.
Veja mais: Pudim é remoso? Saiba se faz mal para quem fez tatuagem, piercing ou cirurgia recentemente
O pão de queijo é remoso de fato?
Como o próprio nome já sugere, o pão de queijo precisa de algum, ou as vezes mais de um tipo de queijo para ser feito. Ademais, ele também leva ingredientes como leite, polvilho, ovos e outros. Mas, para determinar se o pão de queijo é remoso ou não, precisamos focar no queijo e no leite. Obviamente que, por ser um laticínio, o queijo é um derivado do leite, e é justamente nisso que temos um problema.
O leite por si só possui uma quantidade considerável de gorduras animais, as quais não são de uma qualidade muito boa. Com isso, como o queijo é um derivado do leite, ele também contém gorduras, e na maioria das vezes a concentração e quantidade delas acaba sendo maior. Logo, como gorduras em excesso possuem um efeito inflamatório, é possível concluir que, por conter muito queijo e leite, o pão de queijo é remoso.
Não precisa excluir o pão de queijo do seu dia a dia
Se você está acostumado a comer um pão de queijo no café da manhã ou da tarde, não precisa se preocupar em excluir ele totalmente da sua rotina. O fato do pão de queijo ser remoso não significa que sua saúde estará completamente comprometida ao consumi-lo, e sim que você precisa apenas comer ele com moderação. No caso, essa moderação precisa ser maior se você estiver sob alguma condição que requer uma boa cicatrização, conforma fora dito anteriormente.
Leia mais: A maionese é remosa ou não? E o catchup e mostarda? Descubra aqui!