Grávida pode comer canela? Entenda os limites de segurança para o consumo

Sem dúvidas, não existe nenhum ingrediente ou tempero que seja igual a canela. O sabor dela é completamente único, bem como os benefícios dela para a saúde. Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre se uma grávida pode comer canela ou não. Por ser um assunto que merece atenção, o SaúdeLab vai ensinar se existe algum perigo, ou se uma grávida pode comer canela sem quaisquer problemas.

A princípio, se você tem o costume de beber chás, então você muito provavelmente já ouviu falar que o chá de canela tem um efeito abortivo. Ou seja, na teoria, consumir ele ou a canela em pó poderia provocar o aborto em gestantes. Porém devemos sempre ficar atentos com esse tipo de informação, visto que muitas vezes elas não passam de um dizer popular, ou possuem uma explicação por mais complexa por trás.

Propriedades benéficas da canela

  • Combate a diabetes gestacional: é muito comum mulheres grávidas desenvolver a diabetes gestacional, que assim como a diabetes comum, afeta a capacidade do organismo em regular os níveis de glicose. Felizmente a canela possui polifenóis, os quais ajudam o corpo a cumprir justamente com essa função.
  • Age como anti-inflamatório: existe um grande número de doenças inflamatórias que podem afetar consideravelmente a nossa saúde. Portanto consumir alimento anti-inflamatórios, como é o caso da canela, ajuda a combater e prevenir essas doenças.
  • Previne infecções: os mesmos polifenóis que ajudam na diabetes gestacional também agem como antioxidantes no nosso organismo. Com isso, eles favorecem o funcionamento do sistema imunológico, fazendo com que ele possa ser mais eficiente no combate de possível infecções.
  • Ajuda na hipertensão: quem sofre de pressão alta precisa estar sempre atento com o que come. No caso da canela, ela pode estar na lista dos alimentos que ajudam a regular a pressão arterial, sendo então uma aliada.

Leia também: Chá de Canela: confira 10 motivos para consumir hoje mesmo

Mas então, grávida pode comer canela?

À primeira vista, conhecendo os benefícios da canela, ela pode parecer um excelente alimento para as gestantes. Afinal, além de agir como antioxidante e anti-inflamatório, ela também auxilia na prevenção da diabetes gestacional, uma doença ligada justamente à gravidez. Porém o dito popular de que a canela é abortiva infelizmente é real.

De maneira geral, a canela é capaz de estimular as contrações do útero, circulação sanguínea e batimentos cardíacos. Com isso, o risco de um aborto espontâneo, sangramentos e dores abdominais aumentam consideravelmente. Contudo, vale salientar que mesmo com esses riscos, uma grávida pode comer canela sim. Basta ter muita moderação no consumo dela.

Como consumir a canela com segurança durante a gestação?

Conforme fora dito, a moderação é a chave para que a canela possa ser consumida com segurança durante a gravidez. No caso, a quantidade ideal é de aproximadamente meia colher de chá da canela em pó por dia, medida que é perfeita para fazer um chá de canela delicioso. Seguindo essa orientação, você pode aproveitar os benefícios da canela para a gestação e saúde sem prejudicar nenhuma das duas.

Leia mais: Além do sabor: conheça 10 benefícios do chá de maçã com canela para saborear sem medo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915