Dengue, quantos dias de repouso? Fique atento os sintomas e os cuidados

Neste ano até o dia 31 de março, foram registrados 496.130 casos de dengue no Brasil, um aumento de 47,7% em relação ao registro do mesmo período em 2022. Sabendo disso, entendemos que os casos estão aumentando, e surgem muitas dúvidas sobre essa doença muito comum em um país tropical como o nosso. Dengue quantos dias de repouso? Venha saber com SaúdeLab, o tempo, sintomas e o tratamento!

Dengue quantos dias de repouso? 

Ficar em casa de repouso para muita gente não é nada agradável, porém, ao ser picado pelo mosquito Aedes Aegypti, você terá que ficar em repouso. Dengue quantos dias de repouso? Geralmente, na grande maioria dos casos os sintomas duram dez dias, mas, eles podem permanecer por mais algumas semanas. Os primeiros sintomas surgem entre de 2 a 7 dias após a picada do mosquito. 

A princípio, os sintomas mais comuns são dor de cabeça, febre, cansaço, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas na pele. Contudo, em algumas pessoas podem desenvolver uma forma mais grave da doença, e os sintomas mais percebidos é o sangramento. Ele ocorre principalmente por conta de alterações na coagulação sanguínea, sendo muito perigosa e pode levar à morte. 

Conforme a gravidade da dengue e o estado de saúde do paciente, os sintomas podem demorar entre 7 a 10 dias, claro sempre sendo importante procurar um médico para confirmar o diagnóstico. Logo depois de ser diagnosticado será possível iniciar o tratamento para aliviar os sintomas, o mais rápido possível e evitar complicações. 

Saiba também: Anvisa aprova a primeira vacina contra dengue que pode ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos

Tratamento 

Entenda que quanto mais tempo você ficar em repouso mais rápido será curado. Diante disso, ao tipo clássico da dengue, quantos dias de repouso? Em adultos saudáveis o paciente ficará entre 2 e 3 dias de repouso, pois nestes dias de repouso total, o organismo estará mais preparado para combater o vírus. Entretanto, em crianças, mulheres, grávidas e idosos o sistema imunológico não responde da mesma maneira. 

Por isso, um conjunto de fatores associados ao repouso poderá ajudar na cura da dengue. Deste modo, ocorre algo diferente na dengue hemorrágica, pois os sintomas são de 7 a 10 dias e o repouso costuma ser de 3 a 5 dias para notar uma melhora dos sintomas. Contudo, neste caso o repouso deverá ser absoluto visto que ele apresenta sintomas graves e o quadro clínico pode mudar em 24 horas. 

Assim como repouso é importante a hidratação é fundamental. Neste caso, o tratamento da dengue segue sendo repouso e hidratação, visto que não existem medicamentos para combater a dengue. O mais aconselhado pelos médicos é o repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido. Evite ao máximo a desidratação provocada pela febre. Nesse sentido, beba muita água, água de coco, sucos naturais feito com a própria fruta, soro caseiro, tente ingerir no mínimo dois litros por dia.

Veja também: Aprenda como afastar o mosquito da dengue do seu quintal de maneira eficiente

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71