Mandioquinha é carboidrato? Saiba mais sobre os nutrientes da Batata Baroa

Fique por dentro dos valores nutricionais que a mandioquinha apresenta

De antemão, a mandioquinha é um bom acompanhamento para as refeições. Ela é muito saborosa e combina com diversas carnes e ingredientes. Entretanto, pouco se fala do impacto que ela pode ter na nossa saúde, e se a mandioquinha é carboidrato ou não. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, confira a proporção de seus nutrientes, e entenda se a mandioquinha é carboidrato mesmo.

Talvez o que fato de que a mandioca é muito rica em carboidratos seja um dos motivos por trás de algumas pessoas pensarem a mandioquinha é carboidrato. Mas na realidade, apesar de terem algumas similaridades, não podemos assumir que a mandioca e a mandioquinha são iguais do ponto de vista nutricional. Vale reforçar que a mandioquinha também é conhecida por mandioca-salsa, mandioquinha-salsa e batata baroa.

Principais benefícios da mandioquinha ou baroa

  • Favorece o funcionamento intestinal: as fibras presentes na mandioquinha ajudam o intestino a realizar os movimentos necessários para que a digestão ocorra normalmente. Ademais, elas também ajudam na evacuação, combatendo problemas como a constipação.
  • Protege a visão: uma das vitaminas mais presentes na mandioquinha é a vitamina A. Ela é responsável por cuidar da saúde dos nossos olhos, mantendo nossa visão mais preservada com o tempo.
  • Mantém a saúde dos ossos: dos muitos minerais que podemos encontrar na mandioquinha, o fósforo e o cálcio merecem destaque por contribuírem para uma maior resistência dos ossos, cuidado da saúde deles e prevenindo que eles sejam acometidos por doenças como a osteoporose.
  • Cuida da pele e da imunidade: por incrível que pareça, a mandioquinha também é fonte da vitamina C. Esse forte antioxidante mantém a nossa imunidade funcionando de forma eficiente, e combate os radicais livres causadores do envelhecimento precoce na pele.

Leia mais: Feijão é carboidrato ou proteína? Conheça seus nutrientes especiais

E a mandioquinha é carboidrato ou não?

O grande problema dos carboidratos é que eles são os responsáveis pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Com isso, o consumo em excesso deles pode levar ao desenvolvimento da diabetes, ou piorar a saúde de quem já é diabético, e contribuir para o ganho de peso. Logo, entender se a mandioquinha é carboidrato acaba sendo uma importante questão de saúde. Dito isso, veja a seguir alguns valores nutricionais de 100g de mandioquinha:

  • Carboidratos: 17,36g
  • Gorduras totais: 0,06g
  • Proteínas: 0,6g
  • Fibras: 1,8g

Se em 100g da mandioquinha podemos encontrar 17,36g de carboidratos, significa que ela tem uma quantidade bastante elevada desse nutriente. A proporção não é tão grande quanto na mandioca, que a cada 100g possui 28,5g de carboidratos, mas ainda assim é significativa e pode fazer a diferença na saúde.

Como fazer um consumo seguro da mandioquinha?

Tendo em mente que a mandioquinha é carboidrato, o primeiro cuidado para que ela não seja prejudicial é ter moderação. Com isso, até quem é diabético pode aproveitar os benefícios dela com segurança, desde que haja atenção com a glicemia claro. Mas outra dica é consumir a mandioquinha acompanhada de fontes de fibras e outros vegetais, de forma a impedir que esses carboidratos tenham tanto impacto.

Leia mais: Cuscuz é carboidrato ou proteína? Será que engorda? Entenda mais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação