Chuchu prende ou solta o intestino? Entenda melhor seus efeitos

Sem dúvidas, o chuchu é aquele tipo de alimento que divide muito as opiniões, quase como se metade das pessoas gostassem dela enquanto a outra metade não gosta. Mas a verdade é que quem gosta de chuchu está melhorando a própria saúde sem nem mesmo saber disso. Venha com o SaúdeLab, entenda se o chuchu prende ou solta o intestino, e como ele pode afetar a nossa saúde.

A princípio, o que leva muitas pessoas a não gostarem do chuchu é o fato dele quase não ter sabor algum, sem falar que a textura dele pode não ser muito agradável. Entretanto, as vezes vale a pena tentar consumir algo com que não estamos acostumados ou que não gostamos, especialmente quando se trata de alimentos naturais como o chuchu.

O chuchu prende ou solta o intestino?

Primeiramente, para responder esse questionamento, precisamos levar em consideração dois elementos, que são as fibras e água. Elas são bastante presentes em alimentos naturais, mas o chuchu em específico possui uma quantidade significativa delas. São justamente esses elementos que mais afetam a saúde intestinal e, portanto, são a chave para determinar se o chuchu prende ou solta o intestino.

No caso, o principal papel da água no intestino é umedecer as fezes, o que facilita a eliminação das mesmas. Já as fibras tem uma influência muito mais complexa. Elas favorecem a formação das fezes, o trânsito intestinal, e o funcionamento e saúde do intestino no aspecto geral.

Tendo em mente esses efeitos, fica mais fácil responder se o chuchu prende ou solta o intestino. Como tanto a água quanto as fibras são fundamentais para gerar e eliminar as fezes, e melhorar o funcionamento intestinal, podemos afirmar que o chuchu solta o intestino mais do que prende.

Outros benefícios do chuchu para a saúde

  • Reduz os níveis de colesterol: por incrível que pareça, essas mesmas fibras que melhoram a saúde do intestino também reduzem a quantidade de gorduras que são absorvidas de outros alimentos. Isso permite com que o legume possa diminuir os níveis de colesterol do organismo.
  • Contém antioxidantes: outra grande vantagem do chuchu é que ele possui uma grande quantidade de antioxidantes, na forma de vitamina C e flavonoides. Através desses compostos, o corpo consegue combater os radicais livres causadores de doenças neurodegenerativas e do envelhecimento precoce.
  • Favorece a perda de peso: do ponto de vista nutricional, o chuchu é um alimento muito leve. Ele quase não contém carboidratos, calorias e gorduras. Unindo isso ao bom funcionamento intestinal que ele promove, o chuchu se torna um grande aliado na dieta de emagrecimento.
  • Combate a diabetes e hipertensão: novamente, as fibras do chuchu podem ajudar a controlar a glicemia do sangue, prevenindo a diabetes e ajudando diabéticos a controlar ela. Ademais, por conter potássio, o legume ainda ajuda no controle da pressão arterial, visto que o mineral ajuda a eliminar o excesso de sódio.

Quem sofre de problemas intestinais deve tomar cuidado

Infelizmente, para quem possui ou está sofrendo com algum problema intestinal, com exceção da constipação, pouco importa se o chuchu prende ou solta o intestino. Nesses casos, o consumo dele pode acabar piorando a condição. Isso é especialmente problemático para quem está com diarreia, visto que o chuchu pode favorecer ainda mais a evacuação, que é o principal problema dela.

Leia mais: Chia solta o intestino? Entenda melhor os seus efeitos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress