Caju é remoso? E o suco de caju? Você precisa saber disso

Você já ouviu falar dos alimentos remosos? Se sim, então você provavelmente sabe que as frutas dificilmente entram nessa classificação. Porém, existem sim algumas exceções importantes, e muitas pessoas dizem o caju, juntamente com o suco dele, seriam uma delas. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o caju é remoso, e te apresentar os benefícios e malefícios dele.

De maneira geral, um alimento pode ser classificado como remoso quando ele possui ação inflamatória no nosso organismo. Essa característica geralmente se dá pela presença de compostos inflamatórios como gorduras, açúcar, sal ou óleos refinados. Por isso é tão incomum uma fruta ser considerada remosa, mas para o caju em específico precisamos fazer algumas ressalvas.

O caju é remoso mesmo, ou não?

Geralmente, as frutas as vezes são incluídas no grupo de alimentos remosos por conterem muitos carboidratos, e estes por sua vez, como são açúcar, podem ser inflamatórios. Mas o caju em específico não apresenta esse problema. Talvez só possamos afirmar que o caju é remoso em situações onde ele é consumido em grandes quantidades. Mas esse cenário acarretaria em outros problemas para a saúde que vão além da remosidade.

Outro fator que nos impede de dizer que o caju é remoso, é que a fruta contém compostos anti-inflamatórios, efeito contrário à de um alimento remoso. Por outro lado, a fruta apresenta sim alguns problemas. Por exemplo, quando o caju não está totalmente maduro, ele pode ser tóxico para o organismo. Ademais, ao contrário da fruta em si, a castanha-de-caju é extremamente rica em carboidratos, e portanto pode ser remosa com maior facilidade.

Portanto, o caju não é remoso e a castanha-de-caju, se consumida com moderação, também não é remosa.

Leia mais: Suco de caju prende o intestino? Saiba de que forma ele pode ser benéfico

Mas e o suco de caju? É possível que ele seja remoso para a saúde?

À primeira vista, faz sentido pensar que o suco de caju não é remoso, já que não podemos dizer que o caju é remoso em si. Entretanto, na grande maioria das vezes, o suco de caju é adicionado de açúcar, visto que o sabor da fruta não pode ser desagradável para alguns. Nesses casos, como o açúcar é inflamatório, o suco de caju pode se tornar remoso. Logo, é necessário ter moderação no consumo e na adição de açúcar.

Assim, para o  suco de caju não ser remoso, ele precisa ser natural e feito somente com a polpa e sem açúcar. Caso contrario, ele será remoso.

Benefícios que o caju oferece para o organismo

  • Favorece o emagrecimento: além de não conter muitas calorias, o caju também ajuda o organismo na queima de gorduras, melhorando diretamente a perda de peso.
  • Controla os níveis de triglicerídeos: acredita-se que a composição nutricional do caju ajuda a regular a quantidade de triglicerídeos do corpo. Isso pode ser muito benéfico para o sistema cardiovascular.
  • Mantém a saúde da pele e cabelos: por incrível que pareça, o cobre, presente no caju, é um mineral que favorece a produção de melanina, substância extremamente importante para os fios e para a pele.
  • Aumenta a imunidade: quando se fala de fontes de vitamina C, costumamos pensar em frutas cítricas como a laranja ou o limão, que de fato são ricos nesse nutrientes. Mas o que pouco se fala é que o caju consegue ser uma fonte ainda maior da vitamina C, que por sua vez melhora o funcionamento do sistema imunológico.

Leia mais: Caju tem seus benefícios, mas deve ser consumido com moderação; entenda o motivo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915