Pinhão é carboidrato ou proteína? Entenda todos seus nutrientes

São poucas as pessoas que conhecem o valor nutricional que o pinhão possui

A princípio, os carboidratos e proteínas estão entre os principais nutrientes que consumimos no dia a dia. Ambos possuem funções essenciais para a nossa sobrevivência, mas o ideal é que o consumo de carboidratos seja mais moderado do que o de proteínas. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o pinhão é carboidrato ou proteína apresentando alguns de seus valores nutricionais.

De maneira geral, o pinhão é um tipo de semente considerada bastante benéfica para a nossa saúde. O problema é que, por ter um consumo mais regional e situacional, muitos desconhecem os nutrientes dele, e não sabem dizer se o pinhão é carboidrato ou proteína. Isso eventualmente pode acarretar em prejuízos ao organismo, dependendo da forma em que ele é consumido.

Benefícios do pinhão para a saúde

Antes de dizer se o pinhão é carboidrato ou proteína, vale a pena conferir algumas das propriedades benéficas que ele pode nos oferecer. Sendo assim, confira a seguir as principais delas:

  • Favorecem o emagrecimento: existem compostos bioativos no pinhão que aumentam os gastos de energia no corpo, e reduzem a quantidade de gorduras que são absorvidas com a alimentação.
  • Melhora o sistema imunológico: através de minerais como o zinco e magnésio, o pinhão pode ser empregado fortalecer as células que integram o sistema imune, o que consequentemente eleva a imunidade.
  • Ajuda a controlar o colesterol: a presença de gorduras boas e de antioxidantes no pinhão permite que ele diminua os níveis de colesterol ruim, mantendo o sistema cardiovascular mais protegido.
  • Combate os radicais livres: nosso organismo possui radicais livres, que são responsáveis por causar doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce. Felizmente, graças aos seus antioxidantes, como a vitamina E, o pinhão é considerado um aliado no combate desses radicais livres.

Leia mais: Diabético pode comer pinhão, ou ele é contraindicado? Saiba mais

O pinhão é carboidrato ou proteína?

Por mais benéfico que ele possa ser, é preciso entender se o pinhão é carboidrato ou proteína antes de consumir para ter noção de se essas propriedades realmente compensam ou justificam o consumo. Boas quantidades de proteínas são sempre bem-vindas, mas carboidratos em excesso podem levar a problemas diversos, como a diabetes. Sendo assim, confira a seguir alguns dos valores nutricionais de 100g de pinhão:

  • Proteínas: 3,3g
  • Carboidratos: 32,2g
  • Fibras: 5,7g
  • Gorduras totais: 1,26g
  • Calorias: 177

Como você pode ver, de 100 gramas de pinhão, 32 são de carboidratos, e apenas 3 são de proteínas. Ou seja, um terço do alimento é considerado carboidrato, fazendo com que as proteínas sejam poucas em comparação.

Com moderação, o pinhão é perfeitamente seguro

Para compensar os carboidratos, o pinhão contém uma quantidade considerável de fibras, que ajudam a retardar a absorção e digestão deles. Com isso, por mais que o pinhão seja bem calórico e rico em carboidratos, ele não precisa ser necessariamente excluído da sua dieta. Se você consumi-lo moderadamente, tendo mais cuidado ainda se você for diabético, você poderá aproveitar os benefícios dele sem ter que lidar com possíveis problemas.

Leia mais: Pinhão é low carb? Aprenda agora sobre as calorias e valor nutricional

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação