Caju tem seus benefícios, mas deve ser consumido com moderação; entenda o motivo

O caju é uma fruta que, apesar de benéfica, é preciso ter cuidado com seu consumo

Sem dúvidas, o caju está entre as frutas típicas do Brasil mais consumidas e populares. Ele é muito utilizado em sucos, e a castanha extraída a partir dele é amplamente comercializada. Contudo, poucas pessoas conhecem os benefícios que o caju oferece para o nosso organismo. Portanto, para que você não ficar por fora, o SaúdeLab vai ensinar sobre os malefícios e benefícios do caju para saúde.

A princípio, os alimentos naturais, como as frutas a vegetais, costumam ser melhores opções de comida do ponto de vista da saúde. Entretanto, no caso do caju, é preciso fazer algumas ressalvas importantes. De fato, o consumo dele é muito benéfico, porém dependendo da situação, ele pode acabar fazendo mal para o nosso organismo.

Tabela Nutricional do Caju

Para entender todos os benefícios do caju precisamos começar analisando seu valor nutricional, desta forma, baseado na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, lançada em 2011 pela USP, podemos observar que cada 100 gramas de caju possuem:

  • Energia: 43 Kcal
  • Proteínas: 1,0 g
  • Lipídios: 0,3 g
  • Colesterol: 0 g
  • Carboidrato: 10,3 g
  • Fibra Alimentar: 1,7 g

Portanto, um dos pontos que chamam a atenção é a baixa caloria, que faz do caju uma fruta perfeita para qualquer tipo de dieta. Aliás, observando a quantidade de carboidratos (10,3 g a cada 100 gramas de fruto) o caju se encaixa perfeitamente em uma dieta low carb através do suco, pois ela possui um sabor concentrado e com pouca quantidade de fruta é possível fazer um bom copo de suco, assim você nutri e hidrata ao mesmo tempo.

Leia também: Pequi requer moderação; conheça seus benefícios e malefícios

Benefícios do caju para a saúde

  • Fortalece os ossos: o caju é um fruto bastante rico em minerais como o magnésio e cálcio. Estes, por sua vez, são elementos indispensáveis para a constituição e estrutura dos ossos do corpo.
  • Favorece o emagrecimento: as fibras presentes no caju possuem diversos efeitos no organismo. Um deles é o aumento da saciedade após refeições, que pode ajudar quem está procurando emagrecer.
  • Melhora a saúde intestinal: outra função importante das fibras é em relação ao funcionamento do intestino. Além de ajudar no combate de problemas como a constipação, elas melhoram a microbiota intestinal como um todo, o que consequentemente melhora o funcionamento do órgão.
  • Fornece antioxidantes: sem dúvidas, os antioxidantes estão entre os componentes mais procurados nos alimentos. Eles ajudam a combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, combatem doenças diversas, e melhoram a aparência dos cabelos e pele.
  • Fortalece o sistema imunológico: através da vitamina C e zinco fornecidos pela fruta, é possível aprimorar o funcionamento do sistema imunológico, de forma a nos deixar mais resistentes a doenças.
  • Baixo teor de gorduras e carboidratos: para quem se atenta muito com a própria dieta, vale comentar que o caju é um alimento com pouquíssimas gorduras, e baixa quantidade de carboidratos, fazendo dele uma ótima opção para qualquer tipo de dieta.

Quais são os malefícios do caju para o organismo?

De maneira geral, o consumo moderado do caju não é capaz de acarretar em problemas de saúde. Entretanto, se esse consumo for excessivo, o caráter cítrico da fruta pode irritar a mucosa do estômago em pessoas com gastrite. Ademais, se o caju ainda não estiver maduro, ou se suas castanhas não forem preparadas corretamente, a fruta pode conter toxinas, que por sua vez podem ser perigosas.

Melhores formas de consumo do caju

De antemão, o caju é uma fruta que pode ser consumida in natura. Contudo, a forma mais comum de aproveitar ele e seus nutrientes, é através do suco de sua polpa. Para muitos, o suco de caju já é naturalmente doce o suficiente, e não necessita do uso de açúcar ou adoçantes. Contudo, se você prefere bebidas mais adocicadas, você acrescentar algum desses para complementar.

Por fim, apesar dos benefícios citados estarem mais presentes na polpa do caju, não é possível falar sobre a fruta sem mencionar a sua castanha. No caso, a castanha-de-caju também oferece diversos benefícios, e quando preparada corretamente, pode ser utilizada na cozinha de incontáveis formas.

Leia mais: 7 motivos para deixar de comer MARGARINA hoje mesmo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação