Uva prende ou solta o intestino? Conheça agora os seus efeitos

Nem todo mundo sabe, mas as frutas no geral são muito importantes para a nossa saúde intestinal. Contudo, o efeito que elas tem no intestino variam muito de uma fruta para outra, sendo necessário conhecê-las melhor, do ponto de vista nutricional, antes de consumir regularmente. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba se a uva prende ou solta o intestino, e de que forma ela afeta a nossa saúde.

Sem dúvidas, a uva é uma fruta extremamente única. A partir dela, é possível produzir sucos saborosos e vinhos muito finos. Mas o que mais importa são as propriedades que ela pode oferecer para o nosso organismo. Assim como a grande maioria das frutas, a uva pode ser extremamente benéfica, e vale a pena conhecer melhor os efeitos dela para poder aproveitá-los bem e com segurança.

A uva prende ou solta o intestino?

Conforme fora dito, as frutas são alimentos que fazem a diferença na saúde do intestino. Mas você sabe o porquê por trás disso? Basicamente, essa importância delas se dá pelo fato de que as frutas costumam ser grandes fontes de fibras. Esse nutriente está diretamente ligado com o funcionamento intestinal, e é a chave para entendermos se a uva prende ou solta o intestino.

No caso, a uva é considerada uma boa fonte de fibras. Elas por sua vez retêm líquidos no intestino, melhora a consistência das fezes, e facilita a eliminação das mesmas. Com isso, não é possível dizer se a uva prende ou solta o intestino, pois na realidade ela pode cumprir com os dois papéis. Quem tem constipação pode aproveitar a uva para eliminar as fezes, da mesma forma que quem tem diarreia pode usá-la para melhorar a consistência delas.

Leia mais: Goiaba prende ou solta o intestino? A resposta vai te surpreender

Como usar a uva corretamente para melhorar o intestino?

Tendo em mente que a uva prende e solta o intestino, as propriedades delas podem ser aproveitadas de maneiras diferentes, conforme foi exemplificado. Mas para que isso seja possível, é necessário aprender a consumir ela. No caso, grande parte das fibras da uva estão presentes na sua casca. Portanto, nunca descarte a casca quando for comer uvas. Ademais, para garantir a eficiência das fibras, o ideal é que a uva seja consumida junto à um pouco de água.

Aliás, a água é um ponto fundamental para o bom funcionamento do intestino. Sem o consumo adequado diário de água o intestino não vai funcionar bem, independentemente de qual fruta você comer. Portanto, capriche na água e aproveite o melhor que a uva tem a oferecer.

Outros benefícios da uva para a saúde

  • Reduz o colesterol: além das fibras, a uva contém antocianinas e taninos. Esses dois compostos são considerados antioxidantes, sendo capazes de impedir a oxidação das gorduras. Com isso, os efeitos desses compostos acabam reduzindo os níveis de colesterol ruim, e aumentar os de colesterol bom.
  • Protege os ossos e olhos: os carotenoides e luteína são outros dois antioxidantes da uva, e que mantém os olhos protegidos raios ultravioletas e da iluminação de dispositivos como os celulares. Ademais, a fruta ainda contém a vitamina K, que ajuda a fixar o cálcio nossos ossos, fortalecendo eles.
  • Combate os radicais livres: essa é outra ação muito importante dos antioxidantes da uva. Combater os antioxidantes impede o envelhecimento precoce, e previne doenças neurodegenerativas e até cânceres.
  • Regula pressão arterial: é possível encontrar alguns compostos fenólicos na uva que favorecem muito a saúde vascular. Através deles, os vasos são relaxados, melhorando muito a circulação sanguínea.

Leia mais: Uva faz mal para gastrite? Descubra os efeitos dessa fruta na saúde gástrica

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915