Quem toma fluoxetina pode beber bebida alcoolica? Tire suas dúvidas!

Sem dúvidas, a fluoxetina é um dos medicamentos mais usados atualmente. O problema é que mesmo assim, a maioria das pessoas desconhecem os cuidados que o uso dela necessita. Com isso, surgem muitas dúvidas quanto a segurança da fluoxetina quando ela é consumida com álcool. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que quem toma fluoxetina pode beber, ou se isso é perigoso.

Todos nós sabemos bem o quão prejudicial as bebidas alcóolicas podem ser para a nossa saúde. Mas dá pra entender porque tantas pessoas as consomem, já que elas são tão normalizadas e populares socialmente. Ao mesmo tempo, quem for consumir álcool precisa sempre ter moderação. Essa por sua vez deve ser reforçada se a pessoa estiver sob o uso de determinados medicamentos.

Funcionamento e utilidades da fluoxetina

Conforme fora dito, a fluoxetina é um medicamento extremamente empregado hoje em dia. Isso infelizmente está longe de ser algo positivo, visto que ela serva para tratar algumas condições psicológicas e problemas de humor. No caso, a fluoxetina é usada, principalmente, por pessoas com transtorno do pânico, depressão, bulimia nervosa, TOC e depressão associada à ansiedade.

E como a fluoxetina consegue ter essa capacidade? Basicamente, quando tomamos esse medicamento, o organismo passa a ter uma maior quantidade de serotonina, graças à uma ação inibidora da fluoxetina. Como a serotonina é um importante neurotransmissor para o equilíbrio do nosso humor, uma maior disponibilidade dela irá ajudar a tratar problemas psicológicos como os citados anteriormente.

Leia mais: Ansiedade: sintomas, como controlar e tratamentos

E quem toma fluoxetina pode beber ou não? 

A toxicidade do álcool afeta a saúde do nosso organismo das mais variadas formas. Contudo, quando estamos sob o uso de um medicamento, estamos alterando o funcionamento do organismo de certa forma. E o álcool por sua vez consegue interferir nisso. Ou seja, entender se quem toma fluoxetina pode beber é uma questão não só de saúde, mas também de garantir o bom funcionamento do medicamento.

Infelizmente, misturar a fluoxetina com bebidas alcoólicas costuma ter algumas consequências negativas. Por exemplo, a pessoa pode experenciar problemas de raciocínio e concentração, sonolência e tonturas. Em alguns casos, também pode haver danos psicomotores. Sob esse ponto de vista, quem toma fluoxetina não pode beber sem arriscar com a sua própria saúde.

Outras contraindicações importantes sobre o uso da fluoxetina

De fato, quem toma fluoxetina não pode beber. Mas existem condições em que a própria fluoxetina é contraindicada. Por exemplo, ela pode ser prejudicial para mulheres gestante ou lactantes, pessoas cardíacas, diabéticas ou epiléticas, ou que estão sob o uso de outros medicamentos. Nesse último caso, é possível que a fluoxetina não interaja muito bem antipsicóticos, alguns antibióticos e outros antidepressivos.

Leia mais: Qual o melhor chá para ansiedade? Conheça a melhor opção natural para se sentir bem

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915